O Dia Mundial do Rock é celebrado nesta segunda-feira, 13 de julho. A data foi escolhida em homenagem ao Live Aid, um megaevento beneficente organizado pelo roqueiro britânico Bob Geldof em 1985 – o objetivo era combater a fome na Etiópia, país africano. Shows simultâneos em Londres, na Inglaterra, e em Filadélfia, nos Estados Unidos, contaram com artistas e bandas como Paul McCartney, The Who, Queen, Eric Clapton, U2 e Madonna.
Ao longo desta segunda-feira, você vai encontrar por aí listas de filmes e séries sobre o gênero musical. Aqui, a proposta é um tanto diferente – tá, ok, é uma piada. Mas as dicas são de verdade.
Rock Hudson
Com 1m96cm, Rock Hudson era um dos galãs de Hollywood nos anos 1950 e 1960, quando estrelou comédias românticas fazendo par com Doris Day. Seu maior papel, contudo, foi o rancheiro texano Bick do drama Assim Caminha a Humanidade (1956), no qual contracena com Elizabeth Taylor e James Dean e pelo qual recebeu sua única indicação ao Oscar (o filme está disponível no Google Play e no YouTube).
Morto em 1985, às vésperas de completar 60 anos, o ator tornou-se uma das primeiras celebridades vítimas da aids. A revelação sobre a doença trouxe a público os rumores sobre sua homossexualidade que circulavam nos bastidores. Uma versão ficcional – e abertamente gay – do próprio Rock Hudson é um dos principais personagens da série Hollywood, criada por Ryan Murphy (de American Horror Story) e lançada neste ano pela Netflix. Quem o interpeta é Jake Picking.
A Rocha (The Rock)
Realizado em 1996, talvez seja o melhor filme – ou um dos poucos assistíveis, alguns dirão – do exagerado e barulhento diretor e produtor Michael Bay (da franquia Transformers). Conta a seu favor o baita elenco masculino: Sean Connery, Nicolas Cage, Ed Harris, David Morse, John C. McGinley, John Spencer... Na trama, um general (Harris), herói na Guerra do Vietnã, e seus comandados se apoderam de poderosas armas químicas e se instalam na prisão de Alcatraz com 81 reféns e cobram US$ 100 milhões de resgate – caso contrário, vão atacar a cidade de San Francisco. Para combatê-los, é enviado à ilha – a tal Rocha do título – um grupo de elite que inclui um jovem especialista em ameaças bioquímicas (Cage) e o único fugitivo do presídio (Connery). Disponível no Google Play e no YouTube.
Dwayne "The Rock" Johnson
O ex-lutador não usa mais o apelido nos créditos dos filmes que estrela, mas quem o conhece ainda o chama, carinhosamente, pela alcunha que tinha antes de virar ator. The Rock já tem um bocado de títulos no currículo – o primeiro destaque foi como o Escorpião Rei em O Retorno da Múmia (2001), a ponto de gerar uma aventura solo no ano seguinte. Ambos estão disponíveis na Netflix. Além de três segmentos da franquia Velozes e Furiosos, na qual interpreta Luke Hobbs. O Amazon Prime Vídeo adicionou recentemente Arranha-céu: Coragem Sem Limite (2018), definido pelo próprio astro como uma homenagem a obras que inspiraram a ele a sua geração com "grit, guts and heart" (brio, tripas e coração): Inferno na Torre, Duro de Matar e O Fugitivo.
Chris Rock
Um dos mais famosos comediantes americanos, Chris Rock, 55 anos, já narrou – aliás, é dele mesmo a voz na versão original – sua adolescência no Brooklyn, em Nova York, no popular seriado Todo Mundo Odeia o Chris (2005-2009), que tem as quatro temporadas disponíveis no Globoplay, e apresentou o Oscar duas vezes (em 2005 e em 2016). Em 2018, após um hiato de 10 anos, ele voltou a fazer um espetáculo de stand-up: Tamborine, em cartaz na Netflix. No show, Rock critica o presidente Donald Trump e, sem pudores, comenta sobre seu vício em pornografia. Um dos principais temas é, logicamente, o racismo. A abertura torna-se assustadoramente atual à luz do caso George Floyd. Com humor ácido, Rock reflete sobre o racismo sofrido pela comunidade negra nos EUA e a violência dos policiais brancos:
— Quando os tiras atiram em um negro inocente, dão sempre a mesma desculpa: "Não são todos os policiais, são apenas umas maçãs podres. É um nome amável para assassino. Eu já comi uma maçã podre. Estava azeda, mas não me sufocou. Eu sei que é difícil e perigoso ser policial, mas algumas profissões não podem ter maçãs podres. Em algumas profissões, todos devem ser bons. Como pilotos. A American Airlines não pode dizer: "A maioria dos nossos pilotos pousa".
Castle Rock
Trata-se de uma série de terror americana (da plataforma Hulu) inspirada em personagens, cenários e temas dos contos e romances escritos por Stephen King. A Castle Rock do título é uma cidade fictícia no Estado do Maine, nos EUA. Criada por Sam Shaw e Dustin Thomason, já teve duas temporadas (2018 e 2019). Na primeira, há personagens como Diane "Jackie" Torrance (interpretada por Jane Lev), sobrinha do Jack Torrance de O Iluminado, e The Kid/The Angel, um misterioso preso da Penitenciária Estadual de Shawshank – aquela do filme Um Sonho de Liberdade (1994). Ele é encarnado por Bill Skarsgård, o sinistro palhaço Pennywise das recentes adaptações cinematográficas de It.
Sgt. Rock
No ano passado, a Warner e a DC produziram um desenho animado de 14 minutos estrelado pelo personagem dos quadrinhos criado em 1959 por Robert Kanigher e Joe Kubert. Trata-se de um herói fictício da Segunda Guerra Mundial. DC Showcase: Sgt. Rock tem direção de Bruce Timm (um dos responsáveis pela hoje clássica animação do Batman no começo dos anos 1990).