Você já terminou de ver Dark e agora não sabe mais como quebrar a cabeça? Calma: não precisa sair batendo com ela na parede.
Aqui estão sete séries que, de algum modo, conversam com o cultuado seriado alemão da Netflix, que lançou sua terceira e última temporada no final de junho.
Para quem nunca viu Dark, aqui está um resuminho possível, sem muitos spoilers: no primeiro episódio, um menino de 11 anos desaparece na floresta de Winden, na Alemanha, em 2019, e vai parar em 1986 – mesmo ano do sumiço do irmão caçula de seu pai e o mesmo ano de uma explosão na usina nuclear da pequena cidade.
A partir daí, desenvolvem-se jornadas entre passado e futuro (o primeiro sendo, não raro, influenciado pelo segundo). Isso gera linhas temporais distintas, que se convergem e criam versões diferentes dos mesmos personagens – a maioria deles integrantes das quatro principais famílias da série: Kahnwald, Nielsen, Tiedemann e Doppler. Entre os objetivos das viagens no tempo, estão impedir o apocalipse e evitar tragédias familiares.
Não estou dizendo que essas sete produções abaixo têm a mesma qualidade ou a mesma complexidade de Dark (tarefa difícil!), nem que reúnem todos os elementos. Aliás, confesso que não cheguei a assistir a todas. Mas, de alguma forma, se conectam com Dark.
Afinal, tudo se conecta, né?
1) Stranger Things
Esta é óbvia, e por isso mesmo não poderia faltar. Surgida um ano antes de Dark, Stranger Things tem um ponto de partida parecido. Nos anos 1980, em uma cidadezinha americana, um menino de 12 anos desaparece misteriosamente, e a investigação conduzida por seus amigos leva a um portal para um universo secreto. As três primeiras temporadas estão em cartaz na Netflix.
2) The OA
Uma garotinha cega some e retorna sete anos depois, mas com a visão perfeita. Ela diz que nunca desapareceu de fato: estava em outro plano da existência! As duas temporadas podem ser vistas na Netflix.
3) The Rain
Feita em um país vizinho da Alemanha, a Dinamarca, acompanha um grupo de jovens sobreviventes de um evento apocalíptico. A segunda temporada estreou faz pouco tempo na Netflix.
4) Silêncio na Floresta
Outra série de país vizinho, agora, a Polônia. Em 1994, um acampamento de verão para adolescentes vira palco de um crime brutal. Vinte e cinco anos depois, a polícia pede ajuda a um promotor para identificar um corpo. Que crime foi aquele? Qual a relação entre uma coisa e a outra? Com apenas seis episódios, pode ser vista na Netflix.
5) Réquiem
O intervalo de tempo é parecido ao de Silêncio na Floresta nesta produção britânica. Em 2017, uma jovem violoncelista começa a descobrir relações entre um suicídio que testemunhou e o desaparecimento de uma criança em 1994. Em cartaz na Netflix, com seis episódios.
6) 12 Macacos
Série de TV (canal SyFy) inspirada no filme do mesmo nome de 1995, aquele com Bruce Willis e Brad Pitt. O protagonista vem de 2043, quando um vírus matou quase 94% da população, e tenta evitar o futuro trágico.
7) Outlander
É uma série mais romântica, mas se conecta a Dark porque a protagonista viaja 200 anos ao passado. No século 18, ela vai tentar mudar o rumo da história do Reino Unido, levantando, como outros críticos apontaram, discussões semelhantes às do seriado alemão: o que veio primeiro, o passado ou o futuro? Dá para interferir na linha do tempo? As quatro primeiras temporadas podem ser vistas na Netflix.