O livro já teve até sessão de autógrafos, no dia 29, mas o marco do projeto Pelas Ruas de Porto Alegre: um Guia para Conhecer o Centro Histórico Caminhando será um evento no próximo sábado, dia 8, no Cais Embarcadero. Começa às 14h30min, no Gramado Central, em frente ao chimarródromo da Unimed, e segue depois com o primeiro roteiro indicado na obra: Pequena história da Rua da Praia.
O projeto inclui 50 caminhadas guiadas por 13 roteiros temáticos diferentes, abertas ao público e com edições voltadas para escolas. Uma das rotas homenageia o primeiro cronista da Capital do qual se tem notícia, autor de Antigualhas: Reminiscências de Porto Alegre: Antônio Álvares Pereira Coruja. O guia — com versão impressa, digital e audiolivro — terá distribuição gratuita.
A autora do projeto é a jornalista Maria Lúcia Badejo, guia de turismo e promotora do turismo a pé pela Capital, com financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio da Baldo S/A e apoio da prefeitura de Porto Alegre. Os demais walking tours começam em julho e os grupos de escolas terão limite de 30 participantes por evento. Informações: @badejoexperiencias e (51) 99018-1444
Os roteiros
- Pequena história da Rua da Praia
- Memórias da Praça da Alfândega
- Praça da Matriz
- Antigualhas
- No tempo da Praça do Portão
- Pegadas africanas
- Na margem de um lago-rio
- Área indígena
- Marcas da ditadura
- Diversidade religiosa
- Rumo à Zona Norte
- Ícones da arquitetura
- Literatour: um passeio literário
Bom senso no desembarque
A pandemia de coronavírus não trouxe nada de bom, mas algumas práticas adotadas como medidas sanitárias, por força de normas e resoluções ou por bom senso mesmo, bem que poderiam ter sido mantidas. É o caso do embarque e desembarque nos aviões. O embarque por grupos, que as companhias aéreas já faziam antes, permanece, mas o desembarque por fileiras não ocorre mais desde o final de maio. Por que?
É que após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar o fim da emergência de saúde pública, em 5/5, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nota técnica no dia 21/5 revogando medidas adotadas em portos e aeroportos — o desembarque por filas, para evitar aglomerações, era uma recomendação da Anvisa e, assim, as companhias aéreas o aboliram.
Parecia tão civilizado, observou um leitor, cada um esperando que o outro desembarcasse com calma, sem que malas e mochilas retiradas dos compartimentos superiores despencassem na cabeça de outros passageiros. Ele desembarcou recentemente de um voo doméstico e estranhou o retorno dos atropelos.
Consultei as três principais companhias aéreas que operam no Brasil sobre isso: Azul e Latam informaram seguir as diretrizes da Anvisa que desobrigou o desembarque por fileiras; a Gol respondeu também guiar-se pelas mesmas orientações, mas que, desde então, está testando modelos para decidir qual o melhor a seguir.
Nos resta esperar que os passageiros tenham bom senso na hora de levantar de seus assentos e se dirigir educadamente à saída da aeronave. É sempre saudável, não?
Viagem pela história e pela cultura
Retornados há pouco da expedição cultural Oráculos e Filosofia, na Turquia, o viajante Beto Conte e o historiador e arqueólogo Francisco Marshall, numa parceira de StudioClioTur e TripTravel, apresentam um mergulho por Pérgamo, Assos e Troia, sítio imortalizado na Ilíada de Homero, no dia 10 de julho.
A série BetoNoMundo, em sua quarta temporada, é transmitida ao vivo via Zoom e YouTube, sempre às segundas, às 19h. Inscrição gratuita no triptravel.com.br/empresa/eventos/
Caminhada de 100 quilômetros
De olho em programação para o feriadão de 7 de Setembro? A proposta do Passeios na Colônia-Caminhadas Rurais é aproveitar o feriado estendido para percorrer 100 quilômetros entre o "Cristo Acolhedor" de Sobradinho, na região central do RS, e o "Cristo Protetor" de Encantado, no Vale do Taquari — as duas imagens gigantes seguem em construção. O roteiro prevê quatro dias de caminhada, três pernoites em hotéis, alimentação, guia e carro de apoio. Informações: (51) 99583-2672.
Piquenique (e mais) nos Aparados
A temporada de inverno terá atividades especiais nos Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, em Cambará do Sul. A Urbia, que administra os dois, terá, durante a estação, atividades como feirinha de artesanato, pôr do sol com piquenique e fim de tarde com música ao vivo no Itaimbezinho. Outros atrativos: observação de pássaros para crianças e atividades de colorir explorando a fauna local (Itaimbezinho) e Balanço Infinito e Tirolesa (ambos no cânion Fortaleza; a Tirolesa, que será apresentada nesta semana, é considerada a mais alta das Américas). Mais em urbiaparques.com.br
Agenda
8 e 9 de julho — Café da Colônia de Morro Reuter, a 60km de Porto Alegre. O café é servido das 10h às 18h no Salão Paroquial Imaculada Conceição e há outras atividades nos arredores (arte, artesanato, exposição fotográfica e de carros antigos, jogos germânicos, feira colonial, desfile rural temático, rústica e shows musicais).
Desde 30/6 — A Vila do Segredo, azeites de Caçapava do Sul, inaugurou o Empório Vila do Segredo no Km 7 da RS-115, em Igrejinha, logo após o posto Ales Blau. Funciona diariamente.