Rosane Tremea

Rosane Tremea

Jornalista compartilha dicas e curiosidades de viagens.

Turismo botânico
Opinião

Um mar de flores há (quase) 75 anos

Keukenhof, na Holanda, é um dos jardins mais famosos do mundo

Rosane Tremea

Enviar email
Janina_PLD / stock.adobe.com
7 milhões de flores se espalham pelo Keukenhof, na Holanda

Até os menos sentimentais não resistem ao mar de 7 milhões de flores que se esparramam por 32 hectares de Keukenhof, um dos jardins mais famosos do mundo que completará 75 anos em 2024. Mas por que falar dele um ano antes do aniversário? Bem, se quiser se programar para estar lá na comemoração especial é preciso se preparar, por vários motivos, alguns nem tão óbvios:

  1. O parque abre só 50 dias por ano e, em 2024, funcionará de 21 de março a 12 de maio.
  2. Como fica na Holanda, a 40km da capital, Amsterdã, é preciso comprar passagem com antecedência e montar um roteiro adequado.
  3. Os ingressos começam a ser vendidos em outubro e, é bom ressaltar, 1,4 milhão de pessoas de mais de 100 países visitaram o local em 2023.

Uma vez lá, prepare-se para uma overdose de cores combinadas por jacintos, açafrões, cravos, narcisos e, claro, tulipas, a flor que é símbolo do país (são 800 das 1600 variedades disponíveis). Os jardins são redesenhados todos os anos e, portanto, há sempre novidades para os olhos.

Localizado em Lisse, o parque nasceu em 1949 por iniciativa de um grupo de 20 produtores de flores e sua abertura ao público transformou-se num sucesso imediato. Trata-se de uma amostra do que representa o setor da floricultura para o país, de modo especial as tulipas, tradição que remonta ao século 16 — no caso de Keukenhof, as bases do atual parque foram lançadas em 1857, mas desde o século 15 a área era coberta por hortas que abasteciam o castelo de Keukenhof, daí seu nome.

Outras atrações por ali: moinho de vento, mais de 100 esculturas, parque infantil, pavilhões de eventos… Mas só as flores já bastam, acredite. 

Saiba mais em keukenhof.nl e @visitkeukenhof

Jardins de Monet

Rosane Tremea / Agencia RBS
Jardins de Monet, na França

Sucesso garantido em roteiros turísticos, os Jardins de Monet, em Giverny, ficam a 75 quilômetros de Paris. A melhor época para visitá-los é maio (abre de abril a outubro) e, caso estiver na capital francesa, dá para só passar o dia, indo de trem de manhã e voltando à tardinha. Monet, o pintor-jardineiro, viveu na casa de 1883 a 1926. Quando chegou, transformou aquele um hectare de terra à volta da construção no Clos Normand, um jardim colorido por várias espécies de flores. Depois, comprou mais um pedaço de terreno para criar seu Jardim Aquático, eternizado na sua pintura, e a ponte japonesa.

Saiba mais em fondation-monet.com e @fondationmonet

Outros jardins pelo mundo

Rosane Tremea / Arquivo Pessoal
Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Não procurei um ranking, só elenquei inspirações para as próximas viagens:

Para visitar no RS

Marcelo Messias / Divulgação
Mátria Parque de Flores, em São Francisco de Paula
  • Le Jardin, parque de lavanda, em Gramado. Abre de terça a domingo, das 9h30min às 17h30min (lavandas.com.br)
  • Mátria, parque de flores, em São Francisco de Paula. Abre todos os dias, das 10h às 18h (matriaparque.com.br)
  • Parque Witeck, em Novo Cabrais. De segunda a sexta, das 8h às 17h30min, e sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h30min (@parquewiteck)
GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Esportes ao Meio-Dia

12:00 - 12:50