Fiquei uns meses sem ir a Encantado, que, todo mundo sabe, virou notícia nos últimos anos por estar construindo seu Cristo Protetor de 43,5 metros. Com a imagem ainda em obras já recebendo visitantes, a cidade de 23 mil habitantes do Vale do Taquari vai criando aos poucos uma infraestrutura e atrações para as pessoas que fazem tours guiados nos finais de semana e feriados. Não foram poucos os empreendimentos surgidos. Já falei de alguns (o Belvedere Encantado, o restaurante Dona Chica e a Casa Benvenuto Gastronomia, essa última na vizinha Vespasiano Corrêa) e acrescento novos locais agora.
Desta vez comecei minha incursão pela Amores Livraria & Cafeteria (se usar a dica do “endereço” das redes sociais, não será difícil encontrar: na casa laranja ao lado da prefeitura e da escadaria de azulejos!). Ao nível da rua, fica a livraria, aberta em junho. Após passear pelas prateleiras, perguntei quem fazia a curadoria: é uma jovem de 18 anos, a Isabela Moresco. Além dos clássicos e de um tanto de obras de cada área, ela acompanha as atualizações das editoras e de booktubers, usa o TikTok para os best-sellers e está atenta aos pedidos de seu público. Para exemplificar seu amor pelos livros, sabe o que Isabela pediu de presente aos pais ao completar 11 anos? Uma viagem para conhecer a Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Isso explica algumas coisas. O negócio da família resultou desse amor pela leitura (e da família inteira, que é leitora, incluindo as avós professoras). Ainda indecisa sobre qual faculdade cursar, ela é eclética nos gostos literários, mas se tiver de citar um autor, escolhe George Orwell. No andar inferior, no declive do terreno, fica a cafeteria, com amplo espaço no pátio com mesas e ombrelones. Os cafés servidos têm uma particularidade: são novidade no portfólio de produtos de uma empresa local que ganha sempre mais terreno, a Divine, fábrica de chocolates com uma década de existência.
Depois do café e dos livros, hora de conhecer a Vivenda Altos da Glória (@vivendaaltosdagloria). A Glória do nome existe e foi quem, excepcionalmente, nos recebeu. É que o lugar, na área rural de Encantado, funciona só com agendamento, com refeições (café da manhã, brunch, almoço ou jantar) preparadas por ela, uma ex-contadora que resolveu abrir a própria casa – e um pouco mais – para acolher visitantes. Em breve, no início de janeiro, dois bangalôs, batizados com os nomes Lídia e Amábile, mãe e avó da proprietária, receberão hóspedes para uma experiência de imersão no silêncio e nos atrativos que incluem pequenas trilhas, horta, jardim, piscina, balanços, espaços para leitura e para ficar admirando a vista, que inclui a ponte de ferro da Linha São Roque, de 1929, e o Moinho Sangalli, futura atração turística.
Quase anoitecia e, já que estava, digamos, no meio do caminho, por que não conhecer a Bress Bier, de Nova Bréscia, a 22 quilômetros dali? A cervejaria artesanal vende a ideia de oferecer não só uma boa cerveja como um pôr do sol de encher os olhos. A cerveja eu experimentei, mas com o final do dia veio a chuva e será preciso voltar para conferir a promessa.
No dia seguinte, após o almoço no Dona Chica, do qual já falei na coluna, o cafezinho foi no Quiero Café (R. Monsenhor Scalabrini, 1.178). Com quase 50 unidades no sul do país, a franquia abriu em Encantado numa casa de esquina, com um belo pátio para quem prefere ficar ao ar livre.
Mais tarde, ainda tomei um drink no Le Chiavi, na Lagoa da Garibaldi, a caminho da estátua do Cristo. É um misto de bistrô e bar, numa antiga casa restaurada, e bem decorada, que era um tradicional ponto comercial.
Meu final de semana na cidade se encerrou com uma visita ao recém-aberto Jardim dos Sentidos, junto à Cia do Jardim (Km 72 da RS-129). Ao longo de quatro meses, o terreno ao lado da floricultura foi transformado, recebendo, além de plantas e flores, casa na árvore, playground e bar. Abre de sexta a domingo e nos feriados a partir das 13h30min, com ingresso a R$ 15.
Ainda sobre livros
Bem perto de Encantado, Guaporé terá no dia 10, das 10h às 15h, a terceira edição do projeto Frutos do Saber. Das árvores da Praça Vespasiano Corrêa, no centro da cidade da Serra, pendem livros que podem ser colhidos gratuitamente. Em 2021, cerca de 6,3 mil livros doados estavam à disposição dos leitores. Neste ano, serão cerca de 10 mil exemplares, novos e usados, acredita o idealizador Luis Anildo Reder. A ideia, que tem apoiadores e patrocinadores na cidade, quer incentivar a leitura entre os moradores. Contação de histórias e shows com artistas locais também estão no programa do dia.
Dicas Natalinas
Natal Luz – Até 29 de janeiro, Gramado tem atrações como a Vila de Natal, a Parada de Natal e o tradicional Acendimento das Luzes, às 20h, em frente ao Palácio dos Festivais, além de quatro espetáculos: O Reino de Natal (diariamente, das 10h às 13h e das 14h às 17h, na Expogramado), Nativitaten, A Fantástica Fábricade Natal e o Desfile
de Natal.
Moinhos pelo Mundo – Promoção de Natal do Moinhos Shopping, de Porto Alegre, vai sortear três viagens para destinos na Europa onde há moinhos históricos. Para participar, até 29 de dezembro, é preciso trocar R$ 600 em notas por cupons. Os destinos: Holanda (Zaanse Schans), Espanha (Consuegra), Itália (Salinas de Trapani) e Grécia (Mykonos).
Simplesmente Natal – Até 8 de janeiro, o Gatzz, em Gramado, apresenta o espetáculo Simplesmente Natal, musical com tema natalino às terças, quintas e sábados, a partir das 18h30min, após o jantar. Mais de 20 artistas interpretam clássicos do Natal. O Gatzz também terá ceias especiais de Natal e Réveillon. Ingressos no site gatzz.com.br
Natal Sobre Trilhos – Até o dia 17, a Maria Fumaça se ilumina aos sábados, com partidas às 18h40min e às 21h. Os vagões têm seu interior decorado para percorrer o trajeto entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, com intervenções artísticas. Os passageiros degustam um prato típico e bebidas como vinho e espumante. Informações: giordaniturismo.com.br