Sem ter passado por interrupções na pandemia, mas por adaptações, o Festuris de Gramado — Feira Internacional de Turismo, de 3 a 6 de novembro, pretende colocar um tema principal em debate: a ressignificação do turismo. É que o setor, atingido duramente pela crise do coronavírus e ainda sem ter retomado os patamares pré-pandemia, ao longo do período passou por transformações que continuam repercutindo.
Em 2019, era difícil conter o otimismo, com 1,5 bilhão de turistas se movimentando pelo mundo e o setor representando mais de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) Mundial, lembra Eduardo Zorzanello, sócio-diretor na Rossi & Zorzanello e CEO do Festuris. Ao mesmo tempo, discutia-se o overtourism, o excesso de turistas em cidades como Veneza e Barcelona, que tentavam restringir o acesso de visitantes diante do impacto na vida dos moradores. A interrupção das viagens, em 2020/2021, e ainda com restrições, além da perda de empregos e renda, gerou mudanças nos hábitos, fez surgir novos destinos e valorizar outros.
— Voltou a haver um crescimento no setor, desde o ano passado, causado pelo turismo interno ou continental. No caso de viagens intercontinentais, o cenário de guerra na Europa e o dólar e o euro valorizados, por outro lado, exigem do brasileiro mais planejamento e antecipação para a compra do bilhete aéreo e da hospedagem — diz Zorzanello.
É preciso também ressignificar porque a pandemia trouxe novos hábitos e perspectivas. O turismo de negócios e de eventos, que teve o fluxo drasticamente interrompido, é um dos que mais demora a voltar. Shows, eventos culturais e esportivos até estão em ritmo de aceleração, mas muitas reuniões de trabalho ainda são virtuais.
— A ressignificação do turismo passa pelo entendimento de que é preciso adaptar o serviço diante do cenário adverso e do consumidor do setor, do que ele quer, da transformação da cadeia turística, da troca de informações, da coleta e processamento de dados. Não basta quantificar o turismo e criar novos atrativos, mas pensar em qual experiência se está proporcionando ao turista, mais exigente após a pandemia — diz Zorzanello.
A feira de negócios tem dois pilares principais nesta 34ª edição: a sustentabilidade — tema muito discutido durante a pandemia, com a (re)descoberta do turismo contemplativo, com experiências junto à natureza e de aventura — e a inclusão, com o reforço do espaço LGBT+, presente há mais de uma década na feira, e os debates sobre diversidade e acessibilidade, espalhando o conceito pelos 24 mil metros da feira.
— Em termos quantitativos, esses encontros podem não voltar aos patamares de 2019, mas deve aumentar sua qualidade, reforçando a confiança e o afeto — acredita Zorzanello.
Destaques e novidades do Festuris
Meeting: entre os 15 palestrantes, estão personalidades como o empresário gaúcho Clóvis Tramontina e a estilista Martha Medeiros. Martha é uma das responsáveis por ter tornado o artesanato nordestino mais conhecido e transformado o trabalho das rendeiras locais em artigo de luxo — um dos destinos mais conhecidos no Brasil (ou "destination wedding") para casamentos, aliás, é São Miguel dos Milagres, a 100 quilômetros da capital alagoana, Maceió, além de Trancoso, na Bahia, e de Gramado.
Food & Drink Experience: o espaço ganhou novas dimensões na feira e teve sua área ampliada em 2 mil metros quadrados. A ideia é proporcionar uma imersão em aromas e sabores aos participantes, com passeios pela olivicultura, pelo chocolate, pela agricultura familiar, pela rota cervejeira, pelo enoturismo, pela cachaça, por queijos e cafés, trazendo uma grande amostra do que de melhor o Brasil tem a oferecer.
Destinos internacionais
Ainda distante dos 65 países presentes em 2019, a feira terá neste ano pelo menos 40 destinos e a participação das principais companhias aéreas internacionais. Um dos destinos confirmados, considerado uma novidade para os brasileiros, é Ras Al Khaimah, um dos sete Emirados Árabes Unidos, famoso por suas praias, desertos e montanhas, localizado a 40 minutos de carro do aeroporto de Dubai.
Os números
São mais de 2,5 mil marcas, 40 destinos internacionais, 12 mil participantes e 15 mil reuniões de negócios. Impacto de R$ 25 milhões na região e mais de R$ 360 milhões em negócios.
Desafios e futuro
O tamanho do evento — mais de 500 pessoas envolvidas na organização e cerca de 12 mil participantes — exigiu a atualização do aplicativo do Festuris, agora mais intuitivo, permitindo agendamento de encontros e reuniões, além de notificações em push. Depois de ter servido de modelo para eventos na pandemia, a feira se prepara para a sua 35ª edição, em 2023, com nova identidade visual, uma conversa maior com a comunidade e o engajamento e cobrança de políticas públicas voltadas para o turismo no RS.
Programe-se
O 34º Festuris Gramado — Feira Internacional de Turismo vai de 3 de novembro (a solenidade de abertura será às 19h30min, no Palácio dos Festivais) a 6 de novembro, no Serra Park, em Gramado.
Para também conferir em Gramado
Vila da Mônica — Aberto no último dia 12, o parque tem 30 atrações em um complexo de 25 mil metros. A vila remete ao bairro do Limoeiro, cenário das aventuras da Turma da Mônica e as personagens têm espaços próprios, como as casas da Mônica e da Magali, a Praça do Sansão e o Laboratório do Franjinha. Outras atrações incluem carrossel, roda-gigante e brinquedos pedagógicos. No espaço, que pode receber até 2 mil pessoas simultaneamente, um restaurante oferece opções variadas aos visitantes. Abre todos os dias, das 10h às 17h. Fica às margens da ERS-235, na Rua Germano Boff, 611, junto ao bairro Carazal, em Gramado. Ingressos e informações em viladamonica.com.br
Jantar de aniversário beneficente — Na quinta-feira, dia 27, o Nonno Mio promove um jantar beneficente para comemorar os 40 anos do restaurante e ajudar uma instituição de Gramado. Foram os clientes que decidiram a quem deve ser destinada parte da renda: desta vez entidades que cuidam de crianças na região, o Instituto Santíssima Trindade e Pastoral da Criança Vila do Sol. Quem participar ainda levará para casa o Prato Comemorativo da Boa Lembrança, com ilustração alusiva aos 40 anos do Nonno Mio. O cardápio será o tradicional rodízio de galeto ao primo canto. Para reservas, o contato é o WhatsApp (54) 3286-1252.