Um dos mais respeitados conselheiros do Tribunal de Contas do Estado, Cezar Miola está sendo cogitado para um cargo de ainda maior responsabilidade, o de ministro do Tribunal de Contas da União. Discreto, Miola não está em campanha aberta, mas tem todas as credenciais para o cargo, não só por seu trabalho no TCE-RS, mas como presidente da Associação dos Tribunais de Contas (Atricon), onde se notabilizou pelo trabalho em favor da educação.
O nome de Miola foi lançado pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado, Marco Peixoto, em um jantar para celebrar a reeleição da atual gestão do TCE-RS, na última quarta-feira (30). A solenidade contou com as presenças do governador Eduardo Leite, dos presidentes da Assembleia Legislativa, Adolfo Brito, e do Tribunal de Justiça, Alberto Delgado Neto, do Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Saltz, do Defensor Público-Geral, Nilton Arnecke Maria e do prefeito Sebastião Melo.
No discurso, Peixoto destacou a longa trajetória do conselheiro Miola e seu trabalho à frente da Atricon:
— São funções que credenciam Cezar Miola a ocupar uma vaga de ministro no Tribunal de Contas da União. É um servidor público que conhece profundamente a administração pública e o controle externo. Sua experiência certamente agregaria muito na atuação do TCU, sobretudo em temas que envolvem todos os entes federação.
Miola tem tempo de serviço de sobra para se aposentar, mas segue na ativa porque acha que ainda tem missões a cumprir e o trabalho pela educação é uma delas.
É assinante mas ainda não recebe minha carta semanal exclusiva? Clique aqui e se inscreva na newsletter.