O PDT estará com Maria do Rosário (PT) no segundo turno das eleições de Porto Alegre. Depois de cancelar coletiva de imprensa para anunciar o posicionamento, o partido de Juliana Brizola, candidata que terminou em terceiro lugar na disputa da Capital, emitiu nota comunicando o apoio.
A decisão, assinada pelo presidente do PDT Metropolitano, José Vecchio Filho, baseia-se na orientação da executiva nacional do partido.
No primeiro turno, Juliana Brizola fez 19,69% dos votos válidos, com 136.783 votos.
A intenção inicial do diretório de Porto Alegre era liberar os filiados e declarar-se independente, mas a interferência do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, falou mais alto. A executiva nacional argumentou que o apoio a Maria do Rosário seria um ato de reciprocidade ao apoio do PT aos candidatos do PDT nos municípios de Serra (ES), Aracaju (SE) e Niterói (RJ).
Na noite de quarta-feira (9), Maria do Rosário telefonou para Juliana. As duas tivera, uma conversa definida como "muito boa" pela candidata. Quem fez a ponte foi o ministro Carlos Lupi.
Confira a nota
"NOTA PÚBLICA DO PDT | PORTO ALEGRE
Devido à orientação da Executiva Nacional do PDT, o Diretório Municipal de Porto Alegre declara apoio à candidatura de Maria do Rosário (PT).
Embora o PDT Porto Alegre tenha emitido um indicativo de não apoio a nenhuma das duas candidaturas postas atualmente no segundo turno da eleição municipal, seguirá orientação da Executiva Nacional do partido.
Tal decisão da Direção Nacional se dá em função da reciprocidade com apoio do PT aos nossos candidatos nos municípios de SERRA (ES), ARACAJU (SE) e NITERÓI (RJ).
Atenciosamente,
José Vecchio Filho
Presidente do PDT Metropolitano"