Jornalista formada pela PUCRS, colunista de Política de ZH e apresentadora do programa Gaúcha Atualidade, na Rádio Gaúcha.

Eleições na Capital
Análise

Pesquisa mostra importância da TV na campanha eleitoral

Quaest apurou que 65% dos eleitores viram alguma propaganda na televisão, 80% nas ruas e 59% nas redes sociais

Rosane de Oliveira

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A pesquisa Quaest derruba a tese de que a propaganda eleitoral na TV perdeu espaço para as redes sociais. Dos eleitores entrevistados em Porto Alegre, 65% disseram lembrar de alguma propaganda vista na TV, 59% nas redes sociais e 80% nas ruas. O índice das ruas é óbvio: quem circula pela cidade esbarra na propaganda fincada nos canteiros. Na TV é preciso estar diante de um aparelho. Mesmo quem não assiste ao horário eleitoral de 10 minutos é bombardeado por inserções de 30 segundos que invadem a programação. 

Dos que pretendem votar no prefeito Sebastião Melo, 40% viram propaganda dele na rua e 49% não. Faz sentido, já que nas ruas predomina a campanha de vereadores. Já 43% viram propaganda na TV e 39% nas redes sociais. 

Dos eleitores de Maria do Rosário, 27% viram propaganda nas redes sociais, 25% nas ruas e 24% na TV (o tempo dela é inferior ao de Melo na TV). Os de Juliana somaram 18% em cada uma das perguntas.  

A Quaest também perguntou aos eleitores se estão muito, pouco ou nada interessados na eleição municipal. A resposta reflete o clima morno da campanha: só 29% estão muito interessados, enquanto 45% responderam pouco e 24%, nada.  

A despeito do desinteresse, 85% dos entrevistados responderam que pretendem votar em 6 de outubro, enquanto 13% responderam que não têm certeza se irão votar.

Ficha técnica

A pesquisa contratada e paga pelo Grupo RBS foi realizada com 900 pessoas, utilizando questionário estruturado, entre os dias 14 e 16 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob protocolo RS-00134/2024.

Pesquisas eleitorais

O Grupo RBS não faz pesquisas eleitorais nem divulga levantamentos encomendados por partidos, candidatos ou governos. Para atender ao interesse de seu público, os veículos do grupo somente contratam e divulgam resultados de institutos reconhecidos. Neste ano, contratou a Quaest, empresa de consultoria e pesquisa que reúne tecnologia e inteligência de dados, para fazer as sondagens referentes à eleição para prefeito de Porto Alegre. Fundada em 2016, a Quaest tem sede em Belo Horizonte.

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