O prefeito Sebastião Melo (MDB) mantém vantagem sobre os demais candidatos na segunda pesquisa Quaest à prefeitura de Porto Alegre. Encomendado pelo Grupo RBS e divulgado nesta terça-feira (17), o levantamento mostra Melo com 41% das intenções de voto, cinco pontos percentuais acima da medição anterior, de 27 de agosto, quando tinha 36%. Maria do Rosário (PT) segue em segundo lugar, agora com 24%, sete pontos abaixo da pesquisa anterior, quando aparecia com 31%.
Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, Melo tem entre 44% e 38%. Já Rosário tem entre 27% e 21%. Os dois candidatos já não estão mais tecnicamente empatados, como na pesquisa de agosto.
Juliana Brizola (PDT) continua na terceira posição. A pedetista saiu de 11% na aferição anterior para 17%. Considerando a margem de erro, tem entre 20% e 14%. Felipe Camozzato (Novo) segue com 3%, mesmo percentual anterior.
Fabiana Sanguiné (PSTU) passou de zero para 1% e os demais candidatos, Carlos Alan (PRTB), Cesar Pontes (PCO) e Luciano do MLB (UP), não pontuaram.
O número de indecisos caiu à metade, de 12% para 6%, e os eleitores que pretendem votar branco, nulo ou não votar oscilou de 7% para 8%. A Quaest também perguntou se a escolha do eleitor é definitiva ou pode mudar. Mais da metade (56%) está segura de seu voto e não pretende trocar de candidato — antes o percentual era 47%. Já os entrevistados que admitiram possibilidade de mudar de posição passaram de 53% para 43%, diferença de 10 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior.
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, Melo obteve 27% das citações. Em agosto, tinha 15%. Maria do Rosário aparece com 13%, um ponto a menos do que os 14% registrados na anterior.
A exemplo do cenário estimulado, os dois candidatos já não estão mais em empate técnico.
Juliana aparece com 6%, enquanto Camozzato tem 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Nesse cenário, 52% dos entrevistados afirmaram estar indecisos — eram 67% na pesquisa de 20 dias atrás. Já 1% pretende votar nulo, em branco ou não deseja votar, mesmo percentual de antes.
Maria do Rosário segue como candidata de maior rejeição, agora com 54% dos entrevistados dizendo que não votariam na petista. Em seguida vem Juliana Brizola, com 36% e empatada tecnicamente com o atual prefeito, que surge com 35%. Outros 20% dizem que não votariam em Camozzato.
A rejeição de Rosário oscilou seis pontos para cima, enquanto a de Melo cinco para baixo.
Ficha técnica
A pesquisa contratada e paga pelo Grupo RBS foi realizada com 900 pessoas, utilizando questionário estruturado, entre os dias 14 e 16 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob protocolo RS-00134/2024.
Pesquisas eleitorais
O Grupo RBS não faz pesquisas eleitorais nem divulga levantamentos encomendados por partidos, candidatos ou governos. Para atender ao interesse de seu público, os veículos do grupo somente contratam e divulgam resultados de institutos reconhecidos. Neste ano, contratou a Quaest, empresa de consultoria e pesquisa que reúne tecnologia e inteligência de dados, para fazer as sondagens referentes à eleição para prefeito de Porto Alegre. Fundada em 2016, a Quaest tem sede em Belo Horizonte.