A segunda pesquisa Quaest à prefeitura de Porto Alegre também projetou cenário de segundo turno na Capital.
Em simulação entre Sebastião Melo (MDB) e Maria do Rosário (PT), o atual prefeito e candidato à reeleição venceria com 56% das intenções de voto. Rosário aparece com 33%.
Como a pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais, Melo tem entre 59% e 53%, enquanto Rosário tem entre 36% e 30%. Os indecisos somam 4% e outros 7% se dizem propensos a não votar ou optar por branco ou nulo.
A Quaest não fez simulações de segundo turno com o nome de Juliana Brizola (PDT).
Os entrevistados também foram questionados sobre a expectativa de vitória. Para 66%, Melo vai ganhar a eleição. Outros 15% acreditam que Maria do Rosário será a próxima prefeita, enquanto 3% projetam Juliana Brizola como a vencedora. Os demais candidatos não pontuaram. Um contingente de 16% não soube estimar ou não respondeu.
Ficha técnica
A pesquisa contratada e paga pelo Grupo RBS foi realizada com 900 pessoas, utilizando questionário estruturado, entre os dias 14 e 16 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob protocolo RS-00134/2024.
Pesquisas eleitorais
O Grupo RBS não faz pesquisas eleitorais nem divulga levantamentos encomendados por partidos, candidatos ou governos. Para atender ao interesse de seu público, os veículos do grupo somente contratam e divulgam resultados de institutos reconhecidos. Neste ano, contratou a Quaest, empresa de consultoria e pesquisa que reúne tecnologia e inteligência de dados, para fazer as sondagens referentes à eleição para prefeito de Porto Alegre. Fundada em 2016, a Quaest tem sede em Belo Horizonte.