O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
Por unanimidade, o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, foi eleito nesta sexta-feira (23) presidente da Rede de Sistemas Públicos de Abastecimento e Comercialização na América Latina e Caribe (Rede SPAA). É a segunda vez que o Brasil assume o comando da entidade. A rede agrega representantes de 18 países, cuja coordenação é da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
A escolha de Pretto foi confirmada durante o 9º encontro da Rede SPAA, em Brasília. Como presidente da entidade, o presidente da Conab vai coordenar a agenda política da rede, priorizando o combate à fome e a cooperação Sul-Sul entre países da região.
— Vamos propor uma agenda robusta com foco na cooperação técnica, na produção sustentável de alimentos e no combate à fome. Queremos ter participação ativa da rede na discussão sobre sistemas agroalimentares na COP 30, que acontece no próximo ano no Brasil, e fortalecer a posição da América Latina e Caribe como atores-chave na luta global contra as mudanças climáticas — disse Pretto, na cerimônia de posse.
O mandato à frente da Rede SPAA é de dois anos, e será exercido em paralelo com a gestão da Conab. A vice-presidência da entidade internacional será da gerente da Fornecedora Nacional de Produtos Básicos (Banasupro) de Honduras, Aida Reyes Coello. A antiga gestão era compartilhada entre Paraguai e Guatemala.
Em encontro da rede no ano passado, em El Salvador, Pretto propôs uma declaração de cooperação conjunta aos países que integram a entidade para erradicar a fome, garantir a segurança alimentar e nutricional e reduzir a desigualdade econômica e social na América Latina e Caribe. O documento foi aprovado por todos os membros.
De acordo com relatório da ONU, publicado em agosto deste ano, 14,7 milhões de pessoas deixaram de passar fome em 2023 no Brasil. Pretto atribui o resultado à retomada e ao fortalecimento de políticas como a volta do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Além do Brasil, a rede de abastecimento agrega Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, República Dominicana, Venezuela e São Vicente e Granadinas. Durante o evento, também foi efetivada a adesão do Peru e da Província de Buenos Aires.
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Rosane de Oliveira? Clique aqui e se inscreva na newsletter.