Na tentativa de convencer o ex-prefeito Nelson Marchezan a concorrer a prefeito de Porto Alegre em outubro, o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, o chamou para uma conversa em Brasília nesta quarta-feira (24). O ex-prefeito não descarta a candidatura, mas diz que precisa de uma aliança mínima, que lhe garanta tempo na propaganda de rádio e TV, e recursos financeiros para estruturar uma campanha competitiva.
Marchezan diz que Perillo o convidou para ir a Brasília outras vezes:
— Faz meses que Marconi me chama para ir lá, mas fui adiando, procrastinando.
A presidente estadual do PSDB, Paula Mascarenhas, e o governador Eduardo Leite trabalham no mesmo sentido, mas não conseguiram até agora convencer nem mesmo os aliados do governo a abraçarem a candidatura, seja porque estão comprometidos com outros candidatos, seja porque Marchezan nunca disse com clareza se aceita ser candidato.
Como o PSDB entrou atrasado no jogo, o prefeito Sebastião Melo já tinha conseguido assegurar o apoio de potenciais aliados, como o PP e o PSD. O União Brasil lançou a pré-candidatura do deputado Thiago Duarte, ao mesmo tempo em que conversa com o PDT. O presidente estadual do PDT, Romildo Bolzan, trabalha para convencer o Dr. Thiago a ser vice de Juliana.
O Republicanos é, hoje, a principal esperança dos tucanos para uma aliança, mas o partido participa do governo Melo.