Depois de oito intensos anos na presidência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, a cardiologista Nadine Clausell passará o bastão para o atual diretor médico, professor Brasil Silva Neto, às 10h do próximo dia 2 de julho.
Antes de assumir a presidência, Nadine foi vice-presidente médica. Nos dois cargos, teve papel decisivo na ampliação do hospital, hoje um dos mais modernos do Estado.
Nos difíceis anos da covid, essa uruguaia naturalizada brasileira praticamente se mudou para o Clínicas. Sua voz sensata e dedicação foram essenciais não só no atendimento aos pacientes como na orientação da população e do próprio governo.
Engana-se quem pensa que Nadine vai pendurar o jaleco:
- Vou seguir neste hospital que eu amo e respeito, mas sem nenhum cargo. Vou voltar para os meus alunos, residentes, com mais tempo, e ajudar na equipe de transplante de coração do hospital, que é “meu filho” desde sua criação.
O professor Brasil Silva Neto lidera o grupo escolhido pela comunidade interna do HCPA em consulta realizada no mês de março para suceder Nadine. Com ele serão empossados também:
- Luis Eduardo Rohde - diretor médico
- Ana Paula Coutinho - diretora administrativa
- Eneida Rabelo da Silva - diretora de Enfermagem
- Ursula da Silveira Matte - diretora de Pesquisa
- Luciana Cadore Stefani - diretora de Ensino
A nova diretoria assume com a responsabilidade de conduzir um hospital que se destaca pela excelência em assistência, ensino e pesquisa e pelo desenvolvimento de projetos inovadores na área da saúde. O Clínicas, que completa 53 anos em julho, é responsável por mais de 500 mil consultas por ano, 46 mil procedimentos cirúrgicos, publicação de quase 700 artigos científicos e formação de milhares de futuros profissionais nas mais diversas áreas da saúde.
A cerimônia terá transmissão ao vivo pelo canal do HCPA no YouTube.