Especulada há vários meses, a transferência do prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, do PP para o PL vai se consumar no dia 19 de março, em Brasília, com a assinatura da ficha de filiação na presença dos caciques do partido. Apesar de estar em primeiro mandato como prefeito, Feltrin ainda não decidiu se disputará a reeleição.
O presidente estadual do PL, deputado Giovani Cherini, comemora a conquista de Feltrin como mais um sinal de fortalecimento do partido, que nos primeiros dias da janela de transferência ganhou 133 vereadores no Rio Grande do Sul.
Entre esses, Cherini destaca Anselmo Rodrigues, ex-prefeito de Pelotas e que já foi figura histórica no PDT; Jesse Sangalli (ex-Cidadania), de Porto Alegre; Serginho Moraes (ex-PTB), de Santa Cruz do Sul, filho do ex-prefeito Sergio Moraes; Andrezinho Rokoski, vereador mais votado de Vacaria (ex-PP); Thomaz Guilherme (ex-PTB) e Felipe Torres (ex-União), de Santana do Livramento, terra da prefeita Ana Tarouco; e Maurício Duarte (ex-União) de Santo Augusto, onde governa a prefeita Lilian Depiere.
No município de São José do Hortêncio, o PL ganhou seis dos nove vereadores de uma tacada só. Para os próximos dias, Cherini aguarda a filiação de dois futuros candidatos a prefeito de Gramado e Canela.
— Acho que chegaremos a 180 (vereadores) até 5 de abril. O PL já é o terceiro partido do Estado. Aprendi a fazer partido, ouvindo, valorizando as lideranças locais. Me considero um construtor, com a força da direita e do Bolsonaro. Mas todo mundo sabe que só o apoio do Bolsonaro não é o suficiente para ganhar eleições. O Onyx tinha toda a força e não deu. Tem que ter base e organização e "apagar" os fogos internos — detalha Cherini, a título de "receita de sucesso do PL".
Na contramão
O PP vem perdendo vereadores e prefeitos para o PL, mas ganhou o prefeito em exercício de Canoas, Nedy de Vargas. A assinatura da filiação ocorreu nesta terça-feira (12), na Assembleia, ao lado de caciques do Progressistas.
Em 2020, Nedy foi eleito vice-prefeito pelo Avante na chapa encabeçada pelo prefeito afastado Jairo Jorge (PSD).
— O PP defende princípios que considero fundamentais e que se alinham com minha visão de mundo: a defesa da liberdade econômica, da eficiência da gestão pública, combate à corrupção, o respeito à família e o incentivo ao desenvolvimento econômico e social. Eu precisava escolher um partido que tivesse tradição de honestidade, um partido que trabalha para servir à sociedade e não para se servir — disse Nedy.