O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
O deputado estadual Vilmar Zanchin está prestes a assumir a presidência do MDB no Rio Grande do Sul. A convenção do partido está marcada para o dia 23 de março e, até o momento, apenas Zanchin se apresentou para o cargo. Hoje o partido é liderado prefeito de Rio Grande, Fábio Branco.
Estimulado pelos colegas de bancada na Assembleia, o deputado tem procurado nomes históricos da legenda para discutir a formação de um consenso.
Dos integrantes da chamada "velha guarda", já conversou com o ex-governador José Ivo Sartori, o prefeito Sebastião Melo, o secretário Cezar Schirmer, o deputado Osmar Terra e o ex-deputado Luís Roberto Ponte, além de consulta ao deputado federal Alceu Moreira.
Até aqui, Zanchin não encontrou resistência:
— Se algum outro companheiro tivesse interesse, eu não disputaria. Entendo que o partido não pode ter uma disputa nesse momento. Conversando com líderes e setores do partido percebi receptividade e apoio ao nosso nome, sem nenhuma manifestação contrária — diz o deputado.
A chapa para a formação do novo diretório do MDB será inscrita na quarta-feira (13). No dia 23, a convenção escolherá o novo presidente e os demais integrantes da comissão executiva estadual, que será responsável por conduzir a legenda durante as eleições municipais deste ano. O mandato irá até março de 2026.
Zanchin é ex-prefeito de Marau e presidiu a Assembleia Legislativa no ano passado.