Com a meta de eleger ao menos 25 prefeitos no Rio Grande do Sul, o PSB pretende apostar em parcerias com partidos de centro-esquerda nas eleições municipais de outubro. Por orientação nacional, a prioridade é fechar alianças com o PDT visando à formação de uma federação para as eleições gerais de 2026.
Entre os cinco maiores colégios eleitorais gaúchos, o PSB tem pré-candidato definido apenas em Santa Maria, com o vereador Paulo Ricardo Siqueira Pedroso. Na Capital, os socialistas conversam com o PDT para montar chapa alternativa às candidaturas do prefeito Sebastião Melo (MDB) e da deputada federal Maria do Rosário (PT).
Na última semana, surgiu a notícia de que PDT e PSDB iniciariam diálogo para compor aliança em Porto Alegre. O presidente estadual do PSB, Mário Bruck, indica que o PSB mantém-se disposto a apoiar os trabalhistas, mesmo que não esteja representado na chapa majoritária.
— É uma aliança que também tem viabilidade (com o PSDB). Resta ver como se constrói esse projeto. Não descartamos a possibilidade de estarmos juntos. Ainda não discutimos com o PDT essa hipótese — sustenta Bruck.
Em Caxias e Pelotas, cidades em que o PSB tem representação nas Câmaras de Vereadores, o partido deve apoiar candidaturas de siglas aliadas, mas permanece com as opções em aberto. Em Canoas, com o afastamento do prefeito Jairo Jorge, a legenda socialista também não decidiu o que fará.
Em Alvorada, Cachoeirinha e São Leopoldo, o PSB planeja apoiar os nomes lançados pelo PT. Em Alvorada e Cachoeirinha, os candidatos petistas deverão ser, respectivamente, a deputada estadual Stela Farias e o vereador David Almansa. Em São Leopoldo, onde não há candidato óbvio para suceder Ary Vanazzi, disputam o posto Nestor Schwertner e Nelson Spolaor.
Partido do vice-presidente Geraldo Alckmin, o PSB espera a recíproca do PT em Esteio, cidade em que as duas legendas já têm pré-candidatos: os vereadores Sandro Severo (PSB) e Gilmar Rinaldi (PT).
— Estamos pedindo uma recíproca. Tem conversa local entre os partidos e temos boa relação com Gilmar — afirma Bruck.