O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Parte dos deputados estaduais eleitos em 2022 no Rio Grande do Sul para um mandato de quatro anos pode retornar às urnas em 2024 para disputar as eleições municipais. Dos 55 integrantes da Assembleia Legislativa, quase um terço pretende ou é estimulado a concorrer a prefeito no ano que vem.
Um dos fatores que fortalece esse movimento é a regra que permite aos deputados se candidatar sem deixar o mandato, o que significa não ficar ao relento em uma eventual derrota. A renúncia é obrigatória apenas em caso de vitória, abrindo espaço para que um suplente do mesmo partido assuma a cadeira.
Só em Porto Alegre, seis deputados integram a lista dos possíveis candidatos. Thiago Duarte já foi lançado pelo União Brasil, enquanto Nadine Anflor (PSDB) e Felipe Camozzato (Novo) são estimulados a concorrer e Sofia Cavedon briga pela indicação do PT com a deputada federal Maria do Rosário.
No PSOL, um dos nomes citados para liderar a chapa é o de Luciana Genro. Em paralelo, o Movimento Negro sugeriu a indicação de Matheus Gomes. O deputado também é visto em setores do PT como opção para vice se a aliança entre os dois partidos prosperar.
Em Novo Hamburgo, três deputados consideram se lançar: Rodrigo Zucco (Republicanos), Issur Koch (PP) e Gaúcho da Geral (PSD). Zucco ficou em segundo lugar no pleito anterior e almeja liderar uma frente de centro-direita com apoio dos outros dois colegas.
No Sul do Estado, a eleição de Bagé pode ser um confronto entre deputados: enquanto o PT prepara a candidatura de Luiz Fernando Mainardi, Adriana Lara se colocou à disposição do PL para entrar no páreo.
Cenário semelhante se desenha em Santa Maria, onde Valdeci Oliveira é o pré-candidato do PT para recuperar a cadeira de prefeito, que ocupou entre 2001 e 2008. Um dos adversários pode ser Beto Fantinel (MDB), que se licenciou do mandato na Assembleia para assumir a Secretaria Estadual de Assistência Social.
Veja abaixo a relação dos deputados que podem concorrer em 2024:
Porto Alegre
- Felipe Camozzato (Novo)
- Luciana Genro (PSOL)
- Matheus Gomes (PSOL)
- Nadine Anflor (PSDB)
- Sofia Cavedon (PT)
- Thiago Duarte (União Brasil)
Novo Hamburgo
- Gaúcho da Geral (PSD)
- Issur Koch (PP)
- Rodrigo Zucco (Republicanos)
Bagé
- Adriana Lara (PL)
- Luiz Fernando Mainardi (PT)
Santa Maria
- Valdeci Oliveira (PT)
- Beto Fantinel (MDB)*
Erechim
- Paparico Bacchi (PL)
Santa Cruz do Sul
- Kelly Moraes (PL)
Alvorada
- Stela Farias (PT)
Viamão
- Martim Andreani (Republicanos)
*atualmente licenciado para exercer o cargo de secretário estadual de Assistência Social