O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Município mais populoso da região central do Estado, Santa Maria foi escolhida pelo MDB do Rio Grande do Sul para o pontapé inicial na mobilização para as eleições municipais de 2024. A cidade sediou, no sábado (1º), o primeiro de uma série de 11 encontros regionais voltados ao planejamento do partido e à preparação de candidaturas.
Em Santa Maria, o ficha um do partido para disputar a prefeitura é o secretário estadual de Assistência Social e deputado licenciado, Beto Fantinel. Questionado pela coluna, Fantinel disse que a candidatura não estava nos planos, mas que, a partir da provocação do partido, tem conversado com outras siglas com o objetivo de formar uma "composição ampla":
— Mais de 90% do partido tem pedido para que eu seja candidato, e eu estou conversando. Temos de ter um projeto, que o MDB pode liderar, mas que precisamos construir coletivamente conversando com outros partidos.
Fantinel dividiu palco no evento com o presidente estadual do MDB, Fábio Branco, o vice-governador Gabriel Souza, o ex-governador José Ivo Sartori, o ex-senador José Fogaça e o presidente da Assembleia, Vilmar Zanchin.
O seminário, denominado "Mobiliza 15 – Semear Trabalho, partilhar conquistas", reuniu as coordenadorias Centro do Estado, Quarta Colônia e Vale do Jaguari para repassar orientações jurídicas, de comunicação e sobre o comportamento do eleitorado a militantes, dirigentes e potenciais candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. O próximo encontro está agendado para Erechim, no dia 20 de julho.
Eleições em Santa Maria
Atualmente, o MDB não integra oficialmente o governo de Jorge Pozzobom (PSDB), mas Beto Fantinel não descarta dialogar com o tucano para a formação de uma coligação. Reeleito em 2020, o prefeito já manifestou desejo de lançar seu vice, Rodrigo Decimo (União Brasil), à sucessão. No sábado, Pozzobom passou pelo evento do MDB para cumprimentar os líderes do partido.
A união entre os partidos de centro e centro-direita é vista como necessária para enfrentar a virtual candidatura do deputado Valdeci Oliveira (PT), que já foi duas vezes prefeito e fez quase 35 mil votos na cidade na eleição para a Assembleia, em 2022.