O jornalista Bruno Pancot colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Faltando um ano e três meses para as eleições de 2024, o União Brasil definiu nesta quinta-feira (29) o lançamento da pré-candidatura do deputado Dr. Thiago Duarte à prefeitura de Porto Alegre. Hoje o partido não detém nenhuma cadeira na Câmara de Vereadores e se declara independente em relação ao governo de Sebastião Melo (MDB).
— Precisamos discutir a cidade, principalmente a questão da mobilidade urbana, a educação e a saúde — afirma Thiago à coluna.
O pré-candidato do União pretende se apresentar como alternativa à reeleição de Melo, que trabalha para montar amplo apoio partidário, e à esquerda, que ainda discute unir forças na disputa municipal. A aposta de Thiago é na fuga da polarização da última eleição presidencial entre Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT).
— Queremos oferecer uma alternativa que não seja polarizada. As pessoas estão cansadas de ideologia. As pessoas querem ser curadas, ter creche e se deslocar pela cidade sem dificuldade.
Em 2024, o União disputará as primeiras eleições municipais de sua história. O partido foi registrado na Justiça Eleitoral em fevereiro de 2022, a partir da fusão entre DEM e PSL. A pretensão da legenda é eleger de dois a três vereadores na Capital.
— O Thiago é um bom nome, tem perfil de atuar com a população carente, de bairro, e isso faz dele um candidato com chance. O Sebastião é um bom prefeito, um cara popular, mas quem está no governo sempre tem desgaste. Eu não vejo um nome forte da esquerda para (concorrer em) Porto Alegre — analisa o deputado federal Luiz Carlos Busato, presidente estadual do União.
A pretensão do União é lançar candidaturas próprias nas principais cidades do Estado. Em Santa Maria, o partido deixou o governo de Jorge Pozzobom (PSDB) para ensaiar voo solo, e busca o apoio de outros partidos. Em Canoas, Busato tem se aproximado do atual prefeito Jairo Jorge (PSD), e há chance concreta de que o União esteja ao lado da situação na disputa.