O jornalista Fábio Schaffner colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
A realização de prévia para escolha do candidato da esquerda à prefeitura da Capital já não é mais obstáculo à aliança entre PSOL e PT. Em longa conversa nesta segunda-feira (13), os presidentes municipais dos dois partidos, Roberto Robaina (PSOL) e Laura Sito (PT), colocaram a construção de um programa harmônico como elemento fundamental à coligação.
O PT nunca simpatizou com uma disputa interna, mas evitava recusa para não melindrar o aliado. Já o PSOL conseguiu demarcar território e diminuir a veemência com que o PT costuma entabular negociações.
Diante do avanço, a chapa deve mesmo ser encabeçada por Maria do Rosário. Resta aos petistas darem uma saída digna à pré-candidatura de Sofia Cavedon e, ao PSOL, escolher o vice, provavelmente entre Alex Fraga, Robaina ou Pedro Ruas.
Meta
O PT planeja dobrar o número de prefeituras no RS em 2024, passando de 23 para 46. A ideia é chegar a 1,2 milhão de votos, 50% a mais do que os 814 mil de 2020. O partido aposta no cenário econômico, na popularidade de Lula e sobretudo em candidaturas de ex-prefeitos.
Catraca
O Piratini espera assinar até o final do ano o contrato com a Fundação Getulio Vargas para modelagem da licitação do transporte metropolitano. O objetivo é renovar a frota, adotar bilhete único e integrar o sistema com os usuários da Capital, hoje com sobreposição de linhas.
Credencial
Juliana Brizola deve ser candidata do PDT na Capital. Além de ser mulher, fez mais votos que Vieira da Cunha na cidade em 2022, ela concorrendo a deputada e ele, a governador.
Mofo
Prometida para setembro, a isenção no Trensurb para beneficiários do Bolsa Família segue na gaveta. A estatal aguarda aval do Ministério do Desenvolvimento Social.
Alvo
Prefeito de Rio Grande e presidente do MDB, Fábio Branco foi orientado pelo partido a reagir à operação do MP que vasculhou seu gabinete e recolheu seu telefone, semana passada. O receio é de que a apatia o acabe fragilizando na campanha de 2024. Branco, porém, está inelegível por ter sido condenado em segunda instância por improbidade.
Rixa
Enquanto Fábio Branco enfrenta problemas, o PT se aproxima Janir Branco. Ex-prefeito e primo de Fábio, de quem é desafeto, Janir é cotado para ser vice de Halley Souza.
Aperto
Uma em cada cinco prefeituras gaúchas deve fechar as contas no vermelho em 2023. Se a compensação federal do ICMS entrar depois de 31 de dezembro, dobra o número de municípios em déficit. O questionário da Famurs foi respondido por 215 das 497 prefeituras.
Velas
Um evento com conselheiros tutelares começou no escuro ontem por falta de luz no Ministério Público, tirando a paciência de Alexandre Saltz com a CEEE Equatorial.
— Tivemos reuniões pesadas com eles, mas não está surtindo muito efeito — desabafou.
Sai
Eduardo Leite não vai mais à COP 28, em Dubai, no dia 24.
Entra
O vice Gabriel Souza representará o RS no evento.