Deputada federal em sexto mandato, depois de ter sido deputada estadual e vereadora, a deputada Maria do Rosário apresentou seu nome ao PT para ser uma opção de candidatura da esquerda em Porto Alegre. Com o sinal verde do partido, começou a se movimentar, conversando com os companheiros de partido e com possíveis aliados. Vai aproveitar o recesso na Câmara para intensificar essas conversas, sempre ressalvando que, mais importante do que o nome, é a proposta que a esquerda tem a apresentar numa disputa com o prefeito Sebastião Melo (MDB).
Nesta segunda-feira (17), Rosário conversou com o ex-prefeito Raul Pont, um dos nomes mais respeitados da velha guarda do PT, e com o vereador Roberto Robaina, presidente do PSOL em Porto Alegre. Embora nas últimas eleições o PSOL tenha lançado candidato próprio para dar visibilidade ao seu número e reforçar a bancada no Legislativo, o PT trabalha por união da esquerda desde o primeiro turno. Se isso não for possível, os petistas querem desde já garantir a unidade em um eventual segundo turno.
Rosário não é o único nome do PT. Ela mesma cita a deputada estadual Sofia Cavedon, que foi vereadora e secretária municipal de Educação. O presidente da Conab, Edegar Pretto, considerado o candidato mais promissor da esquerda pela votação que fez na Capital em 2022, na disputa pelo Piratini, tende a se preservar para ser candidato a governador em 2026. Maria do Rosário conversou com ele antes de entrar em campo e se apresentar como pré-candidata.
— O que me anima é o fato de ter ido para o segundo turno em 2008 e estar na mesa da Câmara, onde temos de exercitar o diálogo diariamente. Estou convencida de que a melhor contribuição que posso dar é a superação da política do ódio. Está na hora de mostrar o trabalho de cada um pela cidade — disse a deputada à coluna.
Rosário reconhece que há outros nomes no páreo, entre os quais o de Manuela D'Ávila (PCdoB) e Pedro Ruas (PSOL).
— Não tenho a arrogância de achar que eu sou melhor do que os outros companheiros. Quero dialogar sobre propostas e estou madura e preparada para fazer esse debate.