Descontente com o rumo tomado pelo Republicanos, que aderiu ao governo do presidente Lula, o deputado federal Luciano Zucco conseguiu a liberação em três níveis e está de malas prontas para assinar ficha no PL do ex-presidente Jair Bolsonaro. Além das cartas de anuência assinadas pelo presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, e pelo presidente estadual, Carlos Gomes, Zucco obteve uma liminar do Tribunal Superior Eleitoral para trocar de partido sem perder o mandato.
Depois de requerer a desfiliação do Republicanos, na tarde desta quarta-feira (29), o deputado se reuniu com Bolsonaro e com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, para marcar a data da filiação. O ato será no dia 5 de dezembro, às 17h.
Zucco é forte candidato a disputar o Piratini em 2026, quando o presidente estadual do PL, Giovani Cherini, será candidato a uma das vagas no Senado.
— Sou fiel aos meus princípios, fui eleito em cima da pauta conservadora e sigo nessa linha sem mudar um centímetro das minhas convicções. Portanto, ficou insustentável permanecer numa sigla que fazia parte de uma frente ampla de direita e agora está com Lula — justificou Zucco.
Eleito com 259.023 votos, a maior votação entre os 31 deputados federais, Zucco esteve próximo de entrar no PL em 2022, mas na última hora acabou optando por seguir o então vice-presidente Hamilton Mourão, de quem é amigo.
— Nunca escondi minha admiração com o ex- presidente Bolsonaro, a quem devo total fidelidade. A sensação é de estar voltando para casa — disse o deputado à coluna.