Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, na manhã desta quinta-feira (21), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, avaliou positivamente a chegada dos deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) aos ministérios do Esporte e dos Portos e Aeroportos, indicados pelas bancadas de PP e Republicanos.
— A nossa expectativa da participação na Câmara dos Deputados é que essas bancadas continuem votando como estão votando. O governo reforça isso politicamente. Você pode, eventualmente, mudar jogadores, mas o plano tático, a postura do técnico, o jeito de jogar, continuam sob a liderança do presidente Lula — avaliou Padilha.
De acordo com o ministro, o governo está consolidando uma frente ampla e, a partir disso, estabeleceu um conjunto de prioridades para a segunda metade do ano, entre as quais ele citou:
- Continuar consolidando o ambiente macroeconômico — o ministro citou a queda do juro no Brasil;
- Reduzir o custo do empréstimo no país;
- Transição ecológica — Padilha acredita que o Brasil pode ser um grande protagonista nesse debate, atraindo investimentos;
- Concluir a recriação dos programas sociais;
- Aprovar projetos que ajudem a consolidar a democracia brasileira;
- Debater o tema do desarmamento e da segurança nas escolas.
Reforma tributária
Durante a entrevista, Padilha também falou sobre a reforma tributária. O texto foi aprovado na Câmara dos Deputados e está em discussão no Senado.
— O foco que não podemos perder é aprovarmos a reforma tributária. É um passo importante para acabarmos com a balbúrdia tributária federativa fiscal que existe no país, facilita a vida dos empresários que querem investir — afirmou Padilha.
— Será um ganho enorme para o país dar um passo para a justiça tributária, para o maior equilíbrio regional, vai abrir um corredor de investimento e oportunidades de emprego — acrescentou.
Ouça a entrevista com Alexandre Padilha: