Em clima de cordialidade e celebração, deputados e ex-deputados comemoraram nesta terça-feira (31), no plenário reformado da Assembleia, o aniversário de 35 anos da instalação da Constituinte que, nos meses seguintes, seria responsável por escrever a Constituição Estadual promulgada em 1989.
No lugar dos debates acalorados do passado, antigos aliados e adversários posaram sorridentes para uma foto ao lado do governador Eduardo Leite e do presidente da Assembleia, Vilmar Zanchin. Germano Rigotto e José Ivo Sartori eram constituintes à época, assim como José Fortunati e Raul Pont. O então governador, Pedro Simon, também participou.
A instalação da Constituinte estadual é parte da história da redemocratização do Brasil, e veio na sequência da promulgação da Constituição Federal, em outubro de 1988.
Presidente da Assembleia durante a instalação e hoje conselheiro da Agergs, Algir Lorenzon lembra que o então presidente da Câmara dos Deputados, Ulysses Guimarães, esteve em Porto Alegre para participar do ato de inauguração dos trabalhos.
— Centenas de pessoas percorriam a Assembleia. Se fôssemos atender a todos que postulavam, teríamos uma Constituição de mil artigos. Vínhamos de um período muito obscuro e tínhamos que fazer uma Constituição que refletisse a média da opinião do RS. E acho que conseguimos — avalia Lorenzon.