Solidário como sempre foi quando jogava no Inter, o argentino Andrés D’Alessandro ligou para o secretário estadual dos Transportes, Juvir Costella, quando soube da extensão dos estragos provocados pela enchente no Vale do Taquari, se oferecendo para ajudar. Os dois são amigos desde que Costella concedeu ao atleta a medalha do Mérito Farroupilha.
Costella disse que a maior urgência agora era de material escolar. D’Alessandro, que hoje é coordenador de futebol no Cruzeiro (MG), doou o que tem de mais valioso: sua imagem. Sugeriu que o secretário procurasse empresas potencialmente doadoras e se ofereceu para gravar um vídeo institucional para cada uma, agradecendo pelo gesto.
Primeira empresa procurada, a Credeal, doou 15 mil cadernos. D’Ale mandou uma caricatura na qual aparece vestido de gaúcho, com uma bola no pé e uma cuia na mão.
A caricatura feita por Oberdan Machado será impressa em mais mil cadernos para distribuição na quinta-feira (21), no Vale do Taquari. Ainda hoje a empresa receberá o vídeo e, se quiser, poderá usar nas suas redes sociais.
Costella também procurou a Tris, fornecedora de material escolar, e propôs a mesma associação ao nome do ídolo colorado. A empresa topou na hora e nesta semana entregará cerca de 40 mil itens de material escolar. São borrachas, lápis, caneta, tubos de cola, tesouras e canetinhas hidrocor, beneficiando 10 mil crianças.