Prevista para o dia 15 de junho, a visita do presidente Lula ao Rio Grande do Sul foi transferida para uma data posterior, ainda não definida. O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, disse à coluna que o mais provável é que Lula visite o Estado no dia 28 ou 29 de junho.
A agenda ainda está em construção, mas pelo menos três compromissos estão alinhavados: vistoria das obras da BR-116 no Vale do Sinos, visita ao Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e ao Hospital de Clínicas e reunião com o setor empresarial. No GHC, Lula poderá assinar um termo de cooperação com a Fiocruz e o Ministério da Saúde para a instalação do futuro ambulatório de tratamento de longa permanência da covid, voltado aos funcionários do grupo.
Encarregado dos contatos com o setor produtivo, Pimenta contou que a ideia do encontro com Lula está sendo muito bem recebida.
Inicialmente, a expectativa era de que o presidente participasse da reunião que discutirá o Plano Plurianual no Rio Grande do Sul, mas o debate foi adiado para 8 de julho. Setores historicamente ligados ao PT deverão ter uma brecha na agenda presidencial.
Se for confirmada, a agenda será a primeira viagem do presidente ao Rio Grande do Sul no terceiro mandato. A última vinda de Lula ao Estado ocorreu em 19 de outubro de 2022, antes do segundo turno.