Nas menos de 24 horas que passou em Porto Alegre em sua primeira visita ao Rio Grande do Sul desde que tomou posse, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, deixou um saldo positivo de anúncios para o Estado. Além de confirmar os quase R$ 33 milhões para reduzir a fila das cirurgias eletivas, de acordo com a pactuação feita pela secretaria estadual da Saúde com os municípios, Nísia combinou com o novo presidente do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Gilberto Barichello, que 2 mil dos 17 mil procedimentos serão realizados nos hospitais do grupo.
Na posse da nova diretoria do GHC, motivo principal de sua visita ao Estado, Nísia garantiu que o Centro de Oncologia, que deve entrar em funcionamento em 2024, vai receber um acelerador linear para radioterapia e mais R$ 29 milhões para a aquisição de equipamentos e mobiliário. Apesar de ser o hospital que mais atende pacientes de câncer no Rio Grande do Sul, o Conceição não tinha serviço de radioterapia.
A posse de Barichello foi bastante concorrida, com a presença de líderes da área da saúde e autoridades. O novo presidente do GHC apresentou a Nísia seus planos, que incluem a ampliação do número de leitos, com a readequação dos espaços administrativos, e um ambicioso programa de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, familiar e urbana. A intenção é instituir uma política de atenção, acolhimento e humanização no atendimento às mulheres.
O projeto inclui desde um plano de reeducação dos servidores para um atendimento humanizado, com salas e espaços específicos, até parceria com o município e o Estado para a criação de uma Casa de Acolhimento, com equipes profissionais do GHC, para que as mulheres possam ser abrigadas por tempo determinado.
Barichello contou à ministra que essa parceria com Estado e o município já está em discussão com o vice-governador Gabriel Souza e com o secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta. Nísia elogiou a iniciativa.
A agenda da ministra incluiu a participação no 1º fórum social das periferias de Porto Alegre, no bairro Santa Tereza, com integrantes da comunidade da Vila Cruzeiro.
Depois de ouvir as demandas dos moradores sobre saúde, ela salientou a abertura de mais de 500 vagas do programa Mais Médicos para o Estado:
— Estamos trabalhando para um Mais Médicos que traga inovação e tendo como objetivo principal que esses médicos cheguem a quem mais precisa. Muitas vezes nossa periferia é tratada como uma região remota, mesmo que esteja ao lado dos grandes centros.
A ministra pediu apoio de líderes comunitários para incentivar as campanhas de vacinação, como a da gripe, e das escolas para motivar os pais a imunizarem as crianças com as doses previstas no calendário, como a poliomielite.
Justiça eleitoral de casa nova
Com a presença da presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Rosa Weber, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul inaugura na próxima sexta-feira (12) sua nova sede, na Rua Sete de Setembro, 730, no Centro Histórico.
Com 15 andares, o edifício Joaquim Francisco de Assis Brasil vai abrigar todos os serviços da Justiça Eleitoral na Capital. No prédio atual na Rua Duque de Caxias, funcionará um memorial. O plenário será mantido para atos solenes, mas as sessões administrativas ocorrerão na nova sede.