O jornalista Bruno Pancot colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
O prefeito Sebastião Melo (MDB) oficializou, no começo da tarde desta sexta-feira (19), em publicação nas redes sociais, a escolha de Fernando Ritter para comandar a Secretaria da Saúde da Capital. O anúncio já era esperado e foi antecipado pela coluna.
"Damos boas-vindas ao Fernando Ritter como novo secretário municipal de Saúde. Servidor de carreira, é profundo conhecedor do SUS. Assume com o desafio primeiro de organizar a rede pública para o inverno e o enfrentamento das filas de exames e consultas especializadas", escreveu Melo.
Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, na quinta-feira (18), Melo já havia dado a senha de que escolheria Ritter, ao dizer que o nome seria de "alguém que vai entrar em campo jogando". O prefeito reconhece que a situação da Saúde na Capital não dá margem para amadorismo, especialmente em um momento em que as emergências registram superlotação, a poucas semanas do começo do inverno.
Até formalizar o convite, Melo precisou quebrar a resistência entre aliados na Câmara Municipal. A principal voz contrária à indicação de Ritter era a vereadora Tanise Sabino (PTB), cujo partido já declarou apoio à reeleição do emedebista em 2024.
Ritter é dentista e funcionário de carreira da prefeitura. Atualmente estava na diretoria de Vigilância em Saúde da Capital, mesmo posto que ocupou no momento mais crítico da pandemia, quando defendeu de forma enfática a vacinação da população contra a covid. Ritter substitui Mauro Sparta, que deixou a pasta no dia 11.
Será a segunda vez de Ritter à frente da Secretaria da Saúde de Porto Alegre. Ele já havia comandado a pasta na gestão do ex-prefeito José Fortunati, de quem Melo era vice.