O atraso na coleta domiciliar segue provocando acúmulo de lixo em diversos pontos de Porto Alegre. Nesta sexta-feira (19), contêineres da Região Central amanheceram mais uma vez transbordando e rodeados de pilhas de rejeitos.
Reportagem de GZH localizou equipamentos com o problema nos bairros Rio Branco, Bom Fim e Santana, como nas imediações dos cruzamentos das ruas Miguel Tostes com a Vasco da Gama, São Manoel com a Cabral, Ramiro Barcelos com a Avenida Osvaldo Aranha, e na Avenida Jerônimo de Ornelas. Ontem à tarde, pelo menos 10 contêineres estavam transbordando no bairro Auxiliadora (veja abaixo). A situação se repete desde a última semana.
Questionada, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) enviou um áudio do secretário Marcos Felipi Garcia. Segundo ele, a expectativa é que o serviço seja normalizado totalmente até domingo nos bairros.
— Estamos tendo um atraso de 5% a 10% na coleta automatizada. Não é que está sem recolhimento, mas sim atrasado devido a problemas nos caminhões da empresa, que já foi notificada e já está fazendo a reposição — afirma o secretário.
Na manhã desta quinta, em entrevista ao Gaúcha Atualidade, o prefeito Sebastião Melo afirmou que a empresa responsável pelo recolhimento tem até a próxima semana para normalizar a operação na cidade, ou um processo licitatório emergencial será lançado para suprir as demandas.
Problema no Auxiliadora
Nesta quinta-feira (18), reportagem de GZH circulou pelas ruas do bairro Auxiliadora, na Zona Norte, e encontrou mais de 10 equipamentos cheios de lixo.
Em alguns dos contêineres localizados, não havia mais espaço na parte interna, e pilhas de lixo se acumulavam ao redor. Em outros casos, parte dos rejeitos já havia sido retirada de dentro do contêiner por catadores e o restante ficou espalhado pela calçada.
Foram observados contêineres lotados em vias como Mata Bacelar, Mariland, Eudoro Berlink e Freire Alemão. Conforme o relato de moradores, a coleta não é feita na região há pelo menos três dias.
Em relação especificamente ao bairro Auxiliadora, a secretaria informou que o caminhão automatizado faria a coletada ainda na noite desta quinta-feira (18).