Contêineres destinados ao lixo orgânico amanheceram lotados e com detritos nas calçadas, nesta quarta-feira (10), em diversas ruas na região central de Porto Alegre. O problema chamou a atenção em pontos dos bairros Bom Fim, Santana e Menino Deus.
GZH circulou pelas principais vias dos bairros a partir da queixa de ouvintes da Rádio Gaúcha. A pior situação foi vista na Rua Jacinto Gomes, entre o Bom Fim e o Santana, onde todos os cinco equipamentos estavam tão cheios que as tampas não fechavam direito.
Sacos de lixo foram pendurados nas laterais dos compartimentos e no chão, muitos já rasgados por catadores. A situação era a mesma na Rua Dr. Olinto de Oliveira, assim como em dois contêineres na Rua Santana.
No Menino Deus, a reportagem encontrou situação melhor. Apenas o contêiner localizado no cruzamento da Rua José de Alencar com a Avenida Getúlio Vargas tinha lixo acima da capacidade e também no chão.
Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), divulgou nota. De acordo com a pasta, houve "falha pontual" na coleta automatizada da região — devido a um problema mecânico com o veículo responsável pelo recolhimento na área.
Ainda de acordo com o texto, a situação seria normalizada ainda nesta quarta-feira, o que ocorreu por volta das 18h30min, segundo informou o departamento. O DMLU reforça que os equipamentos são destinados exclusivamente para a colocação de resíduos orgânicos e rejeito.
GZH, entretanto, identificou todo tipo de item reciclado nos contêineres, como garrafas pet, de vidro e papelão. A disposição incorreta de recicláveis nos locais, adverte o DMLU, é infração grave, com multa de cerca de R$ 3,7 mil.
A coleta seletiva segue disponível para a entrega desse tipo de material reciclável. Queixas de uso inadequado dos equipamentos podem ser feitas pelo sistema 156, da prefeitura. O envio de imagens ou fotos podem ajudar na identificação dos infratores.
O que diz o DMLU
O departamento se manifestou por meio de nota:
"A respeito da reclamação sobre acúmulo de resíduos nos contêineres do bairro Santana, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), esclarece que houve uma falha pontual na coleta automatizada da região. Nesta manhã, houve um problema mecânico com o veículo responsável pelo recolhimento do setor, mas a situação será normalizada ainda nesta quarta-feira, 10. Lembramos que os equipamentos são destinados exclusivamente para a colocação de resíduos orgânicos e rejeito. A disposição incorreta de recicláveis nos contêineres é infração grave, com multa de cerca de R$ 3,7 mil. A Coleta Seletiva segue disponível para a entrega desse tipo de material. Para saber os dias e horários do serviço nas vias, indicamos acessar o site do DMLU. Solicitamos o auxílio da população na limpeza urbana, com o descarte correto dos resíduos e o registro de denúncias de uso inadequado dos equipamentos pelo sistema 156. O envio de imagens ou fotos auxiliam na identificação dos infratores."