A desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak foi eleita nesta terça-feira (2), por aclamação, a nova presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS). Atual vice-Presidente e corregedora da Corte, a magistrada toma posse na presidência no dia 29 de maio, substituindo o desembargador Francisco Moesch.
A desembargadora comandará o TRE gaúcho no biênio 2023/2024. Com a escolha, o TRE mantém a tradição de eleger quem está na corregedoria para a presidência no ano seguinte.
O futuro corregedor e vice-presidente da corte eleitoral será o desembargador Voltaire de Lima Moraes. Com isso, ele se tornará presidente do TRE na metade de 2024 e será responsável por comandar a eleição municipal do ano que vem no Rio Grande do Sul.
Nova integrante
Também nesta terça-feira, foi empossada como integrante efetiva do TRE a desembargadora eleitoral Patrícia da Silveira Oliveira. Indicada pela classe dos advogados, ela já era desembargadora substituta da Corte.
A cerimônia contou com a presença de autoridades representantes do Tribunal de Justiça do RS, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do Sul (OAB/RS) e familiares da magistrada.
Em seu discurso, Patrícia afirmou que, desde que assumiu como desembargadora eleitoral substituta pode perceber “magistrados, servidores e advogados comprometidos com um trabalho de altíssimo nível, cuja missão é garantir acesso à Justiça Eleitoral e efetivação de direitos de deveres fundamentais”.