O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
O desembargador Voltaire de Lima Moraes foi escolhido nesta segunda-feira (27) como novo vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS). Como, pela tradição, o corregedor assume a presidência da corte no ano seguinte, Voltaire vai conduzir a Justiça Eleitoral gaúcha na eleição de 2024.
O magistrado foi eleito para a função em votação no órgão especial do Tribunal de Justiça, corte que presidiu no biênio 2020/2021. Ele recebeu 16 votos, ante oito votos concedidos ao desembargador Mário Crespo Brum e um voto ao desembargador Honório Gonçalves da Silva Neto.
A próxima presidente do TRE, a ser eleita em maio, é a atual corregedora, desembargadora Vanderlei Teresinha Tremea Kubiak. Ela substituirá o atual presidente, Francisco Moesch. Em maio de 2024, a presidência passará para Voltaire.
Natural de Cachoeira do Sul, Voltaire de Lima Moraes formou-se em Direito pela UFRGS em 1977 e, na PUCRS, concluiu mestrado e doutorado na área. Ingressou no Ministério Público em 1980 e foi procurador-geral de justiça por duas gestões.
Presidiu o Tribunal de Justiça entre 2020 e 2021, em um período marcado pela retomada de um diálogo harmônico entre os Poderes do Estado. Também foi elogiado pelas entidades que representam os servidores do Judiciário, pela disposição em discutir os pleitos da categoria.