O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
O governador Eduardo Leite nomeou José Guilherme Giacomuzzi como novo desembargador do Tribunal de Justiça (TJ) do Rio Grande do Sul. Giacomuzzi era promotor de Justiça e ocupa vaga destinada ao Ministério Público, por intermédio da regra do quinto constitucional.
A nomeação do novo desembargador foi publicada em edição extra do Diário Oficial de sexta-feira (17). Leite proferiu a indicação com base na lista tríplice definida no final de janeiro pelo órgão especial do TJ.
Na votação dos desembargadores, Giacomuzzi obteve 17 votos. Ele disputava a indicação com a procuradora de Justiça Veleda Maria Dobke, que fez 18 votos, e com o procurador de Justiça Fábio Costa Pereira, que obteve 14.
Promotor de Justiça desde 1995, o novo desembargador formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais na UFRGS e é doutor em Ciências Jurídicas pela George Washington University Law School, dos Estados Unidos. Também é autor de livros e professor universitário.
Servidores protestam por melhoria salarial
Pleiteando melhoria na proposta de reajuste salarial que está prestes a ser enviada à Assembleia, servidores do Judiciário gaúcho aprovaram estado de greve e anunciaram um calendário de paralisações para os próximos dias chamado de "apagão do Judiciário".
Estão previstas paralisações de 38 minutos na terça-feira (21), de uma hora na quinta-feira (23), de duas horas na próxima segunda (27) e de quatro horas no dia 29, sempre a partir das 13h. Nesse período, o sindicato que representa a categoria orienta que todos desliguem os computadores e cessem os serviços.
Para 31 de março, está convocada paralisação total com ato em frente ao TJ, em Porto Alegre.