O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE/RS) lançou nessa quarta-feira (29) um nova versão do chatbot, o atendimento automatizado para orientação dos eleitores. O atendimento é feito por meio do aplicativo WhatsApp, no número (51) 2312-2015.
Além das respostas a dúvidas com mensagens automáticas, o serviço inclui a possibilidade de o eleitor interagir com servidores do TRE. Este atendimento humano visa lidar com questões que não possam ser resolvidas pelo robô. Isso inclui, por exemplo, casos em que há pequenas divergências cadastrais que impeçam a localização automática dos dados.
Conforme o TRE/RS, foram priorizadas as questões mais comuns dos dias que antecedem a eleição, como a consulta ao número do título de eleitor, a situação eleitoral e os locais de votação. Também há informações sobre como votar, justificar o voto e como encaminhar uma denúncia de irregularidade eleitoral às autoridades.
A expectativa é de que o robô consiga atender, sem a necessidade de intervenção humana, 90% das consultas. Apesar da disponibilidade deste canal para tirar dúvidas, o TRE ressalta que o e-Título é a melhor alternativa para obtenção de dados sobre a situação do eleitor, além de servir como documento para votar.
O serviço do TRE funciona em conjunto com o SOS Eleições e o Tira Dúvidas Eleitoral, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).