Foi uma surpresa para o Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, a rapidez com que o vice-presidente Geraldo Alckmin, ministro da Indústria e Comércio, atendeu a seu pedido de audiência e o tempo de quase uma hora que dedicou à conversa, nesta segunda-feira (27).
Sossella está em Brasília para uma reunião de secretários estaduais de Trabalho e apresentou a Alckmin duas demandas: ampliação do microcrédito para pequenos empreendedores e financiamento do BNDES, com juros subsidiados, para as prefeituras comprarem áreas industriais.
— Como o vice-presidente já foi prefeito, mostrei a ele que os municípios perdem investimentos por não ter uma área industrial a oferecer quando o empreendedor procura um lugar para se instalar — disse Sossella à coluna.
Entusiasmado, Alckmin acionou o secretário-executivo do ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, pedindo que tente viabilizar o projeto nacionalmente para ele ser apresentado ainda na 24ª Marcha dos Prefeitos que ocorre nesta semana em Brasília.
Sossella lembrou que o Banco do Brasil já dispõe de uma linha de crédito para as prefeituras comprarem áreas industriais, mas o juro é considerado muito alto.
O secretário argumentou que a inadimplência seria próxima de zero, porque o BNDES poderia descontar as parcelas direto do Fundo de Participação dos Municípios, o que funcionaria como uma espécie de crédito consignado.