O prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi (PDT), é o futuro presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), entidade que representa os gestores municipais do Estado. Orsi foi escolhido com estreita margem de votos em eleição interna do PDT, nesta quinta-feira (23), na qual votaram os 133 prefeitos e vice-prefeitos do partido.
Com 57 votos, o prefeito de Campo Bom superou Marcelo Maranata, de Guaíba, que obteve 52, e Diego Picucha, de Parobé, que recebeu 23.
Orsi vai comandar a Famurs no biênio 2023/2024, substituindo o prefeito de Restinga Seca, Paulinho Salerno (MDB). Ele deverá tomar posse no cargo nas próximas semanas. O vice-presidente da entidade será o prefeito de Tucunduva, Jonas Fernando Hauschild (PDT).
A escolha obedece a um rodízio estabelecido pelo estatuto da Famurs, que dá direito aos quatro partidos que elegeram mais prefeitos e vice-prefeitos no Rio Grande do Sul indicarem os presidentes da entidade nos quatro anos subsequentes.
Antes de Salerno, a Famurs foi presidida em 2021 pelo prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto (PP). Em 2024, a indicação caberá ao PTB.