O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
O presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin (MDB), acelerou a formatação de um plano de trabalho para que o parlamento atue com protagonismo na educação, tema que escolheu como prioridade. Ainda tratado em caráter de reserva, o documento foi compartilhado nesta quarta-feira (29) com a secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira.
Zanchin tem buscado conselhos com especialistas de renome nacional, como a professora Cláudia Costin e o ex-ministro Rossieli Soares, e planeja concluir, até o fim do ano, a formatação de uma espécie de marco legal da educação gaúcha.
— Precisamos definir como resolver os grandes gargalos, como alfabetização na idade certa, tempo integral no Ensino Médio e profissionalização aliada à inovação. A partir daí, fixar metas e colocá-las em lei, como uma política de Estado que perpassa governos — explica Zanchin.
O plano apresentado por ele à secretária contém as premissas do projeto e uma síntese dos objetivos. A equipe de Zanchin também trabalha na montagem de um cronograma de seminários com um conselho consultivo, formado pelos especialistas com os quais ele tem conversado.
Embora já existam diversos conselhos que tratam a respeito da execução em diferentes instâncias, a assessoria do deputado diz que a criação do grupo se justifica para guiar a formulação da legislação sobre o novo marco, apontar correções de rota e dar respaldo técnico à iniciativa.