Empenhado em colaborar com o avanço dos índices da educação gaúcha, o presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin (MDB), viajou para São Paulo e dedicou a quinta (9) e a sexta-feira (10) a encontros com especialistas e visitas a instituições de ensino que são referências na área. O objetivo das agendas, segundo Zanchin, é reunir ideias que possam ser implementadas no Rio Grande do Sul.
Um dos encontros foi com a professora Cláudia Costin, nome reconhecido da educação brasileira contemporânea. Cláudia disse a Zanchin que conhece os desafios da rede de ensino gaúcha e colocou-se à disposição para participar de eventos regionais de mobilização e auxiliar a Assembleia em temas legislativos, como a elaboração de normas relacionadas à educação.
Uma das ideias cogitadas por Zanchin, ainda em fase embrionária, é a elaboração de um marco legal para o desenvolvimento da educação. A iniciativa contaria com metas de curto, médio e longo prazo para melhorar a rede estadual de ensino.
— Paralelo a isso, temos técnicos legislativos levantando a legislação atual. O tema é urgente e justifica essa corrida contra o tempo — avalia Zanchin.
Em São Paulo, o presidente da Assembleia também visitou o diretor-presidente do Instituto Natura, David Saad, que sugeriu ao emedebista dividir os esforços pela educação em alguns eixos como alfabetização, turno integral no Ensino Médio, cursos profissionalizantes e formação de professores. Saad também se dispôs a ajudar na formulação das metas, fornecendo técnicos do Instituto Natura.
O presidente do parlamento gaúcho teve ainda reuniões com o ex-secretário de Educação do Estado de São Paulo e ex-ministro Rossieli Soares, hoje titular da educação paraense, e visitou a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação Paulo Renato Costa Souza (EFAPE), centro voltado para a formação de professores. No local, existem estúdios disponíveis para a gravação de aulas para os alunos.
Zanchin avalia propor ao Piratini a construção de uma escola semelhante no Rio Grande do Sul, que teria foco na tecnologia.