O jornalista Bruno Pancot colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
No que pode ser considerada uma reação do MDB aos dissidentes liderados por Sebastião Melo, Osmar Terra e Tiago Simon, dezenas de pessoas lotaram o auditório da sede estadual do partido nesta segunda-feira (24) para reafirmar o apoio à aliança com o PSDB. Sob a liderança do ex-vice-governador José Paulo Cairoli e sem a presença do candidato Eduardo Leite, o grupo reiterou o respeito à decisão da convenção estadual e manifestou total apoio ao candidato a vice, Gabriel Souza. Apesar de ser cristão novo no MDB, filiado em 2021, Cairoli fez um dos discursos mais entusiasmados:
— Hoje se questiona muito o partido. Mais do que nunca, depois do dia 30, nós temos que fortalecer o partido, sim. Essas pessoas aqui e as outras, que não estão juntas conosco. Esse vai ser o teu papel, Gabriel. Quero fazer uma convocação para que a gente dedique esses últimos dias para o bem do Estado do Rio Grande do Sul. Eu sei porque estive junto com o Sartori o trabalho que nós tivemos para reorganizar, dentro da nossa visão, o Estado. Acho que o regime de recuperação fiscal foi a coisa mais importante que nós conseguimos construir nestes quatro anos e o governador Leite deu continuidade. É importante que o Estado tenha um terceiro mandato nesta mesma linha de ação. Temos divergências com o PSDB, mas temos muito mais convergências. O teu sucesso é o sucesso do MDB, Gabriel.
Rigotto e Fogaça, os primeiros a defender a aliança com o MDB, também discursaram em defesa do respeito ao resultado da convenção.
— Da posição que estamos tomando aqui depende a sobrevivência do MDB. Estamos no caminho certo. O partido vai caminhar de cabeça erguida neste caminho que estamos trilhando. Temos responsabilidade com o nosso Estado — disse Fogaça.
Rigotto elogiou Gabriel Souza:
— Nós, do 15, temos que acreditar que do lado do Eduardo tem o Gabriel Souza com toda a sua liderança. Alguém que tem condições de ajudar o Eduardo para que tenhamos um grande governo.
Gabriel agradeceu e disse que “a militância está do lado certo da história”:
— Esse ato demonstra a arrancada para a reta final. Essa presença massiva de líderes me enche de orgulho e de determinação para vencer a eleição.
O presidente do MDB, Fábio Branco, coordenou a reunião, mas não discursou.
Do encontro participaram o ex-governador Germano Rigotto, o ex-ministro Eliseu Padilha, o ex-prefeito José Fogaça, os deputados federais Márcio Biolchi e Giovani Feltes e os estaduais Beto Fantinel, Juvir Costella, Carlos Búrigo, Vilmar Zanchin e Gilberto Capoani, o futuro deputado Edivilson Brum, o presidente da Famurs, Paulinho Salerno, e o presidente da Associação dos Prefeitos do MDB, Gustavo Stolte, entre outros líderes.
Ao final foi divulgada uma nota oficial assinada por representantes dos principais setores do partido, Confira a íntegra:
“A Convenção Estadual do MDB-RS, instância máxima do partido, decidiu no dia 31 de julho de 2022, por maioria, ou seja, democraticamente, que o partido indicasse o nome do deputado estadual Gabriel Souza como candidato a vice-governador em aliança com o PSDB, que tem Eduardo Leite como o candidato a governador do Rio Grande do Sul nas eleições deste ano.
Diante desta decisão, firmada pelo colegiado supremo do partido, toda a campanha do MDB-RS segue esse rumo.
Portanto, qualquer manifestação de filiado do partido que contrarie a decisão da Convenção Estadual é dissidente e ilegítima e não representa, de nenhuma forma, o posicionamento do MDB gaúcho. Trata-se de uma manifestação estritamente pessoal.
Fábio Branco (presidente do MDB-RS)
José Fogaça (Vice-presidente do MDB-RS)
Norton Soares (secretário-geral do MDB-RS)
Gabriel Souza (deputado estadual e candidato a vice-governador)
Germano Rigotto (ex-governador)
Eliseu Padilha (ex-ministro)
José Paulo Cairoli (ex-vice-governador)
Márcio Biolchi (deputado federal)
Giovani Feltes (deputado federal)
Carlos Búrigo (deputado estadual)
Juvir Costella (deputado estadual)
Beto Fantinel (deputado estadual)
Vilmar Zanchin (deputado estadual)
Gilberto Capoani (deputado estadual)
Edivison Brum (deputado estadual eleito)
Clair Kuhn (ex-deputado)
Paulinho Salerno (presidente da Famurs)
Gustavo Stolte (presidente da Associação de Prefeitos do MDB-RS)
Fátima Daudt (prefeita de Novo Hamburgo)
Igor Tâmbara (presidente da Associação dos Vereadores do MDB)
Lourdes Sprenger (vereadora de Porto Alegre)
Janis Loureiro (1ª vice-presidente do MDB Mulher-RS)
Márcia Sherer (2ª vice-presidente do MDB Mulher-RS)
Alissa Machado (vice-presidente da Juventude)
Deodoro Gomes (presidente do MDB Cultura)
Aiesa Pedroso (presidente do MDB Diversidade)"