Duas semanas depois de deixar o PSDB, a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, decidiu: vai para o MDB. Ela tinha convite do PSD, mas bateu o martelo depois de conversar com o ex-senador Pedro Simon, de quem é admiradora. Fátima se encontrou com Simon e os dois gravaram um vídeo com elogios mútuos.
— É um marco na minha vida política. Ao lado de uma pessoa que admirei a minha vida toda, o senador Pedro Simon, escuto o convite para entrar no MDB, o que me deixa muito honrada e muito orgulhosa — disse Fátima no vídeo.
Simon saudou a nova conquista:
— É um dia muito importante para o Rio Grande do Sul e para o MDB. A Fátima é uma criatura fantástica: grande prefeita, grande mulher, grande liderança e que me chama muito atenção. Numa hora tão confusa como esta que estamos vivendo, ela sabe o que quer: um grande partido, que lute pelo Brasil e pelo Rio Grande do Sul. A mulher cada vez mais presente. Hoje é um dia de festa para nós, um dia de grande alegria. Hoje está iniciando uma carreira que sai do município e que vai para o Rio Grande e para o Brasil.
A filiação, na sede do diretório do MDB, está marcada para as 17h de segunda-feira (5), com a presença do presidente estadual do partido, Fábio Branco, e do presidente do MDB em Novo Hamburgo, Deiwid do Amaral.
Na noite de terça-feira (6), Fátima irá se reunir com o diretório municipal do MDB de Novo Hamburgo. Ela diz que a decisão de se filiar ao MDB ocorreu após muita reflexão e análise de convites recebidos de presidentes de diferentes partidos políticos, que se intensificaram nas últimas semanas.
Fátima estava sem partido desde 14 de agosto, quando saiu do PSDB. Ela havia se filiado em abril de 2016 para concorrer à prefeitura de Novo Hamburgo, eleição que venceu em outubro daquele ano. Primeira mulher a assumir o cargo no município, foi reeleita em 2020.