Escancarada nos grupos de WhatsApp do MDB, a crise decorrente da divisão em relação ao futuro do partido na eleição resultou no cancelamento do encontro do diretório estadual, marcado para domingo (10). O secretário-geral do partido, Norton Soares da Rosa, que pediu a reunião do diretório iniciada às 18h, defendeu abertamente o cancelamento:
— Entendo que a pré-candidatura a governador encabeçada pelo deputado Gabriel (Souza) está posta. A convocação da reunião do diretório, na minha leitura, até agora só serviu pra dar palco a quem não quer a candidatura própria. Se o propósito de reunir o diretório era unir, não é o que está acontecendo. Estão brigando mais — disse Norton.
O secretário-geral acrescentou:
— Portanto, como a candidatura própria já foi lançada e confirmada várias vezes tanto pelo Gabriel quanto pela direção estadual do partido, temos que fazer campanha, e não discutir teses que só inflamam e não unem.
As teses que “inflamam e desunem” são a proposta de aliança com o PSDB, defendida pela direção nacional, e que significaria a indicação de Gabriel como candidato a vice, e o convite de Onyx Lorenzoni (PL) para uma coligação, com oferta idêntica, mas como outro nome como companheiro de chapa.
A maior resistência à aliança com Leite está na velha guarda do partido, que invoca a “tradição” da candidatura própria, e na ala jovem, considerada “romântica”. Assim que se tornou pública a reunião da executiva, o ex-governador José Ivo Sartori soltou mais um dos seus tuítes — única forma de comunicação com a imprensa e com a maioria do partido.
No primeiro, Sartori escreveu:
“Não é hora de fraquejar. É questão de coerência e dignidade. E mais: não duvidem das chances de vitória do @GabrielSouza15, escolhido pelo partido”. No seguinte, completou: “Assim como se manifestaram Simon, @SebastiaoMelo, @jmdbrs e grande parte da base, reafirmo minha posição favorável à candidatura própria do MDB ao governo do RS”.
A suspensão da reunião do diretório empurra a decisão para a convenção de 31 de julho.
Ao final da reunião, o presidente do MDB, Fábio Branco, divulgou nota dizendo que "atendendo à solicitação das instâncias partidárias de todo o Rio Grande do Sul, a Executiva Estadual reunida extraordinariamente no início da noite desta sexta-feira, 8 de julho, decidiu por unanimidade cancelar a reunião do diretório estadual prevista para ocorrer no próximo domingo, 10 de julho"
Com o cancelamento da reunião do diretório, diz à nota, "caberá à convenção estadual, prevista para o dia 31 de julho, a deliberação sobre candidaturas do MDB às eleições majoritárias e proporcionais". Na reunião, a executiva reforçou decisão do partido quanto à pré-candidatura do deputado Gabriel Souza ao governo do Estado, deliberada pelo diretório no dia 27 de março deste ano e recomendou o encaminhamento dessa posição ao colegiado da convenção.