O pré-candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, virá para o Rio Grande do Sul nos dias 1º e 2 de junho e terá agendas em Porto Alegre. A vinda do petista era esperada desde o final de abril, quando o ex-presidente indicou ao pré-candidato a governador Edegar Pretto que viria ao Estado.
— Recebemos o comunicado e agora estamos acertando os detalhes. Ele expressou o desejo de fazer um ato com a militância e quer conversar com os setores (econômicos) — explica Pretto.
A direção estadual do PT irá definir nos próximos dias a agenda de Lula em Porto Alegre. A expectativa é de que um ato seja organizado no centro da Capital com a presença do ex-presidente. Conforme Pretto, Lula segue para Santa Catarina e Paraná após a agenda no Estado.
A vinda de Lula ao Rio Grande do Sul pode ocorrer em meio às tentativas até aqui frustadas de unificação da esquerda na disputa ao Piratini. Neste momento, o ex-presidente tem três palanques no Estado com Pretto, Beto Albuquerque (PSB) e Pedro Ruas (PSOL).
Salim Mattar em Porto Alegre
O ex-secretário de Desestatização do Ministério da Economia e empresário Salim Mattar participa, na próxima quarta-feira (18), de reunião-almoço com lideranças políticas, empresariais e associados do LIDE em Porto Alegre. Liberal convicto e defensor fervoroso da venda de estatais, Mattar deixou o governo federal em agosto de 2020 acusando a classe política de não ter interesse em privatizar.