O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
O governador Eduardo Leite recebeu nesta segunda-feira (21) a lista tríplice eleita pelos defensores públicos estaduais para o comando da instituição. A relação com os nomes dos três candidatos mais votados foi entregue a Leite pela defensora pública-geral em exercício, Rafaela Consalter. O governador terá 15 dias para escolher um dos nomes para chefiar a Defensoria Pública no biênio 2022-2024.
O favorito é o atual chefe da instituição, Antonio Flávio de Oliveira, que se afastou do cargo em razão da eleição . Além de ter sido o mais votado pelos colegas, Oliveira manteve uma relação profícua e amistosa com o Palácio Piratini e com a Assembleia Legislativa nos dois anos de mandato. Ele foi escolhido em 2020 com o apoio do antecessor, Cristiano Vieira Heerdt.
— A relação do governo do Estado com a Defensoria Pública tem sido muito elevada. Estou muito tranquilo para tomar uma decisão nos próximos dias — disse Leite, ao receber a lista.
Oliveira recebeu 263 votos dos defensores na eleição interna. Além dele, completam a lista tríplice os defensores Felipe Facin Lavarda, que obteve 219 votos, e Silvia Pinheiro de Brum, que recebeu 194. Com 181 votos, Alessandra Quines Cruz ficou de fora.
Ao todo, 436 defensores públicos votaram durante os cinco dias de eleição, na semana passada.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.