Cinco anos e três dias depois de passar o comando da prefeitura de Porto Alegre a Nelson Marchezan (PSDB), o ex-prefeito José Fortunati (Pros) voltou a pisar no antigo local de trabalho nesta segunda-feira (3). Fortunati esteve no Paço Municipal para participar da posse da professora Débora Garcia na secretaria de Esportes, Lazer e Juventude.
Amigo da família de Débora - o pai da secretária, o ex-vereador Professor Garcia, presidiu a Câmara durante seu governo -, Fortunati antecipou o retorno do litoral para comparecer à cerimônia. Depois do ato, conversou com o prefeito Sebastião Melo a respeito da conjuntura política e as perspectivas para 2022, ano em que pretende concorrer a deputado federal.
— O que me deixou feliz foi que desde a chegada na portaria o pessoal da Guarda Municipal veio me cumprimentar, depois encontrei os trabalhadores da limpeza, do cafezinho, cheguei ao salão nobre e os cumprimentos foram se renovando. O tempo passou mas as boas recordações ficaram — relatou o ex-prefeito.
O hiato sem frequentar o Paço pode ser explicado pelas divergências públicas entre Fortunati e Marchezan, único político de quem ele é desafeto. O ex-prefeito acusa o tucano de tentar manchar a imagem de sua gestão utilizando dados e informações manipuladas.
Sobre o governo de Melo, que foi seu vice entre 2013 e 2014, Fortunati evita uma análise aprofundada, mas faz uma avaliação positiva:
— A grosso modo, o governo Melo se saiu bem nesse primeiro ano, e resgatou o diálogo com a cidade.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.