Apesar de renunciar à candidatura a prefeito de Porto Alegre, sob pena de ter os votos anulados, o ex-prefeito José Fortunati recebeu 5.585 votos na eleição do ano passado. Como Fortunati desistiu na última semana da campanha, sua foto e seu nome apareceram na urna eletrônica, mas os votos dados ao político foram considerados nulos.
A coluna obteve a informação ao consultar o repositório eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No banco de dados, os votos recebidos por Fortunati constam como “nulo técnico”. Nesse campo, são registrados os votos dados a candidatos excluídos do pleito em definitivo, mas que constam na urna por impossibilidade técnica de removê-los.
Hoje no Pros, Fortunati disputou a eleição municipal pelo PTB. Ele desistiu da candidatura porque a candidatura do vice, André Cecchini (Patriota), foi indeferida seis dias antes da eleição. Com a candidatura sub judice, o ex-prefeito renunciou e decidiu apoiar Sebastião Melo (MDB), que, venceria a eleição.
É impossível estimar quantos votos o ex-prefeito teria caso se mantivesse na disputa porque, na reta final, seus aliados reforçaram a campanha de Melo.
No entanto, somente com esses 5,5 mil votos, superaria outros quatro candidatos que não desistiram: Rodrigo Maroni (3.314 votos), Montserrat Martins (1.415), Julio Flores (852) e Luiz Delvair (142).
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.