O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Toma posse nesta segunda-feira (3), às 14h, a nova secretária de Esporte, Lazer e Juventude de Porto Alegre. A professora Débora Rios Garcia assumirá o cargo em substituição a Antonio Carlos Pereira, o Kiko, que deixou a prefeitura para comandar a seleção brasileira de judô nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.
Débora já integrava a equipe da pasta como titular da diretoria da Juventude. A exemplo do antecessor, foi indicada para a vaga pelo Republicanos, um dos partidos que integra a base aliada do governo de Sebastião Melo. Professora de Educação Física na Unisinos, Débora é membro do Conselho Federal de Educação Física e presidente da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional.
A nova secretária é filha do ex-vereador Carlos Alberto Garcia, conhecido como Professor Garcia, que exerceu cinco mandatos na Câmara Municipal e foi presidente do Legislativo em 2014.
Entre as iniciativas que a nova secretária coordenará em 2022, estão o projeto Skate Escola, que levará aulas de skate a 480 alunos da rede municipal, e o Movimenta Porto Alegre, integrado à Secretaria da Saúde, que prevê a implantação de grupos de corrida e de dança, combate a doenças crônicas, ambulatório pós-covid e acompanhamento das academias ao ar livre.
— Queremos intensificar a importância da atividade física como prática de promoção da saúde — salienta Débora.
Também estará a cargo da pasta a organização do Baile de Debutantes que faz parte da programação do aniversário da Capital. Prevista para o dia 25 de março, no Parque da Redenção, a festa celebrará os 15 anos de 250 jovens em situação de vulnerabilidade social.
Débora Garcia será a terceira mulher a integrar o primeiro escalão do governo Melo, ao lado de Janaína Audino (Educação) e Ana Pellini (Parcerias).
Nova direção
Está marcada para as 16h desta segunda-feira (3) a posse do vereador Idenir Cecchim (MDB) como presidente da Câmara de Porto Alegre. Para terça (4) e quarta-feira (5), estão previstas sessões extraordinárias para votação de projetos, a partir das 9h30min.
Em Caxias do Sul, a nova presidente da Câmara, Denise Pessôa (PT), também toma posse nesta segunda.
Retorno às origens
De malas prontas para o PL para disputar o governo do Estado, o ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, não pisará em um terreno desconhecido. Foi no Partido Liberal que ele iniciou a trajetória política, no final da década de 1980.
Onyx concorreu a deputado estadual pela sigla em 1990, mas não obteve sucesso. Em 1992, foi candidato a prefeito de Porto Alegre e ficou em sétimo lugar, com 2% dos votos. Dois anos depois, conseguiu conquistar uma cadeira na Assembleia.
A última eleição disputada pelo PL foi em 1996, quando concorreu a vice-prefeito de Yeda Crusius. A chapa ficou em segundo lugar, com 21,98% dos votos, e foi derrotada por Raul Pont (PT) no primeiro turno. No ano seguinte, Onyx migrou para o PFL, que em 2007 trocou de nome para Democratas (DEM) e está prestes a se tornar o União Brasil.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.