Ficará a cargo do deputado Elton Weber (PSB) a relatoria do pedido de cassação do colega Ruy Irigaray (PSL) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. A sessão em que ocorreu a definição foi realizada na manhã desta terça-feira (7) em formato híbrido.
Weber exerceu a mesma função nos casos dos ex-deputados Diógenes Basegio (PDT), em 2015, e Mário Jardel (PSD), em 2016, que acabaram cassados pelo Legislativo.
O relatório que pede a cassação do mandato de Irigaray foi aprovado pela Comissão de Ética da Assembleia no dia 29 de novembro. O documento aponta que houve desvio de função de pessoas que atuavam no gabinete do parlamentar. Os servidores foram flagrados realizando obras de reforma da casa da sogra do deputado.
Irigaray terá até cinco sessões ordinárias da Assembleia para apresentar sua defesa e, a partir daí, o relator terá o prazo de até cinco sessões da CCJ para emitir seu parecer.
O teor do relatório será analisado pelos membros da comissão e, caso aprovado, será encaminhado ao plenário, onde o destino do deputado do PSL será decidido.
— Será prioridade do nosso jurídico, pretendemos dar celeridade ao andamento do processo dentro das prerrogativas do regimento interno — comentou Weber.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.