Desconhecida de boa parte dos porto-alegrenses, a Praça Che Guevara, na Restinga, deverá se tornar um dos próximos focos de polêmica na Câmara de Vereadores. Na semana passada, o vereador Hamilton Sossmeier (PTB) protocolou um projeto de lei para mudar a denominação do logradouro, substituindo o nome do revolucionário argentino pelo de Martinho Lutero, líder da reforma protestante.
De cara, a proposta lembra o caso da mudança de nome da Avenida Castello Branco para Avenida da Legalidade e da Democracia, que chegou a ser aprovada pelo plenário da Câmara mas acabou anulada pela Justiça. Dado o perfil da atual legislatura, o mínimo que se pode esperar são discursos acalorados favoráveis e contrários à ideia de Sossmeier.
A denominação da praça foi instituída em janeiro de 1986, por meio de uma lei sancionada pelo então prefeito Alceu Collares (PDT). A coluna não conseguiu descobrir, até o momento, quem propôs a denominação na época.
O vereador do PTB disse que apresentou o projeto a pedido de pessoas que residem nas proximidades da praça e sentem-se desconfortáveis com o nome atual.
— Recebi essa sugestão, em razão de ser uma homenagem a uma pessoa que é um ditador, tem um histórico de mortes. No entendimento de quem nos procurou, e também nosso, deve-se homenagear pessoas que tiveram contribuições positivas para a sociedade — argumenta Sossmeier.
O nome de Martinho Lutero, diz ele, foi escolhido em razão da celebração dos 504 anos da reforma protestante, que ocorre no dia 31 de outubro. Sossmeier é pastor, mas não faz parte da igreja luterana.
Para ressaltar que não está preocupado "apenas com o nome da praça", Sossmeier fez questão de informar que já pediu à prefeitura o cercamento da praça, a troca das lâmpadas dos refletores, e a instalação de uma academia ao ar livre.
Como foi protocolado recentemente, o projeto ainda não tem data para ser votado na Câmara.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.