Depois de um ano e meio de viagens ao Exterior suspensas por causa da pandemia, o governador Eduardo Leite partirá, no início de outubro, para uma missão de cinco ou seis dias à Espanha e à França.
A agenda, focada na inovação, ainda está sendo fechada. Por isso, o Piratini não divulga a data exata nem o roteiro. Mas sabe-se que, em Madri, Leite participará da South Summit, uma feira de inovação que ocorre de 5 a 7 de outubro, com representantes de de 121 países, e que promete reunir as mais disruptivas startups, os mais visionários investidores e as mais dinâmicas empresas do mundo. São 650 palestrantes, 1,2 mil investidores, 6,8 mil startups e 6,7 mil empresas consolidadas.
Leite visitará a feira ao lado do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo. Ambos vão discutir com os organizadores a realização de uma edição em Porto Alegre.
O governador, assim como a prefeitura e organizações da sociedade civil, também está empenhado em atrair o Web Summit, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, mas os organizadores decidiram não realizar a edição de 2022.
Na França, Leite deve visitar Toulouse para conhecer o protótipo do hyperlook, o sistema de transporte ultrarrápido que deve ser implantado entre Porto Alegre e Caxias do Sul e que fará o trajeto em menos de 20 minutos.
Nos próximos dias, o governo lançará o Avançar Inovação, que Leite define como o maior investimento da história do Rio Grande do Sul na área. Serão abertos vários editais para estímulo à inovação.
Sebastião Melo viajará à Espanha acompanhado do secretário do Planejamento, Cezar Schirmer, o futuro secretário de Inovação, Luiz Carlos Pinto da Silva, o secretário de Comunicação, Luiz Otávio Prates, e o diretor de Relações Internacionais, Ricardo Sondermann, além do pró-reitor de Inovação da UFRGS, Geraldo Jotz.
Depois do evento em Madri, o prefeito e a comitiva pretendem ir à Barcelona, encontrar Josep Piqué, consultor do programa de revitalização do Centro Histórico da Capital.
Oportunidades de investimento
Nesta sexta-feira, Eduardo eite esteve no Rio de Janeiro, em reunião com a direção do BNDES e com a cúpula da Neoenergia, uma das maiores empresas brasileiras do setor elétrico, apresentando oportunidades de investimentos no Rio Grande do Sul.
A Neoenergia, que comprou a espanhola Iberdrola, tem projetos bilionários na área de geração e transmissão de energia. Um deles é a instalação de torres de energia eólica dentro do mar, em Tramandaí. Trata-se de um investimento de médio e longo prazo, que está na fase de estudos e só deve ser iniciado em seis ou oito anos, estimado em R$ 30 bilhões.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.